Translate

Semana 13 do T.Comum Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

Tempo Comum - segunda parte


Semana 13
Dia do Senhor 
Domingo *26.06.2022*
1Rs 19, 16b.19-21
Javé disse a Elias: "Unja também Eliseu, filho de Safat, natural de Abel-Meúla, como profeta em seu lugar.
_Elias partiu daí e encontrou Eliseu, filho de Safat, trabalhando com doze juntas de bois. Ele próprio dirigia a última junta. Elias passou perto de Eliseu e jogou o manto sobre ele. Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias, e disse: "Deixe-me dizer adeus a meus pais. Depois eu seguirei você". Elias respondeu: "Vá, mas volte logo. Quem o está impedindo de ir?" Eliseu afastou-se de Elias, pegou a junta de bois e a ofereceu em sacrifício. Aproveitou a madeira do arado para cozinhar a carne, e distribuiu a carne para o seu pessoal comer. Depois levantou-se, seguiu Elias, e se colocou a seu serviço.


Sl 15(16), 1-2a.5.7-11
 Guardai-me, Deus, pois eu me abrigo em ti.
Eu digo a Javé: "Tu és o meu bem!" 
Javé, minha parte na herança e minha taça,  
meu destino está em tuas mãos.
Bendigo a Javé que me aconselha,
e, mesmo a noite, interiormente me instrui.
Tenho Javé à minha frente sem cessar. 
Com ele à minha direita, jamais vacilarei.
Por isso meu coração se alegra,
minhas entranhas exultam,
e minha carne repousa em segurança;
porque não me abandonarás no túmulo,
nem deixarás o teu fiel ver a sepultura. 
Tu me ensinarás o caminho da vida,
cheio de alegria em tua presença,
e de delícias à tua direita, para sempre.

Gl 5, 1.13-18
Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, fiquem firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão.
_Irmãos, vocês foram chamados para serem livres.  Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, coloquem-se a serviço uns dos outros, através do amor. Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo." Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, tomem cuidado! Vocês vão acabar destruindo-se mutuamente. 
Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito,  e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam. Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito, e o Espírito contra os instintos egoístas; os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem. Mas, se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei.

Lc 9, 51-62
_Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho, e entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?" Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.
_Enquanto iam andando, alguém no caminho disse a Jesus: "Eu te seguirei para onde quer que fores." Mas Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça." Jesus disse a outro: "Siga-me." Esse respondeu: "Deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai." Jesus respondeu: "Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas você, vá anunciar o Reino de Deus." Outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro que eu vá me despedir do pessoal de minha casa." Mas Jesus lhe respondeu: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus."

Segunda *27.06.2022*
Am 2, 6-10.13-16
Assim diz Javé: Por três crimes de Israel e pelo quarto, eu não vou perdoar: porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sandálias; pisoteiam os fracos no chão e desviam o caminho dos pobres! Pai e filho dormem com a mesma jovem, profanando assim o meu  nome santo. Diante de todos os altares eles se deitam sobre roupas penhoradas e no templo do seu deus bebem o vinho de juros.
E à frente de vocês, fui eu quem derrotou os amorreus, altos como cedros do Líbano e fortes como carvalhos: os frutos deles, eu cortei por cima, e por baixo as suas raízes. Fui eu quem retirou vocês da terra do Egito e, através do deserto, guiei vocês durante quarenta anos, a fim de os tornar proprietários da terra dos amorreus. 
Pois eu vou abrir o chão debaixo de vocês, como abre o chão uma carroça carregada de feixes. O mais veloz não conseguirá fugir, a força do valente de nada lhe valerá; o forte não escapará da morte, o arqueiro não ficará de pé, o ligeiro das pernas não escapará, e nem mesmo o cavaleiro salvará a própria vida; o mais corajoso dos guerreiros fugirá nu nesse dia! _Oráculo de Javé.

Sl 49(50), 16bc-17-23
Ao injusto, porém, Deus declara:
"De que adianta você recitar meus preceitos 
e ter sempre na boca a minha aliança,
se você detesta a disciplina 
e rejeita as minhas palavras?
Se você vê um ladrão, você o acompanha
e se mistura com os adúlteros.
Você solta sua boca para o mal,
e seus lábios tramam a fraude.
Você se assenta para falar contra o seu irmão,
e desonra o filho de sua mãe.
Você se comporta assim, e eu devo me calar?
Você imagina que eu seja como você?
Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!"
Considerem isso, vocês que se esquecem de Deus.
Senão, eu vou dilacerar vocês, e ninguém os libertará!
Quem me oferece um sacrifício de confissão 
me glorifica;
e a quem segue o bom caminho,
eu mostrarei a salvação de Deus.

Mt 8, 18-22
_Vendo grandes multidões ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem. Então um doutor da Lei se aproximou e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores." Mas Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça." Outro, que era discípulo, disse a Jesus: "Senhor, deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai." Mas Jesus lhe respondeu: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos."

Terça *28.06.2022*
Am 3, 1-8;4, 11-12
_Escutem bem esta palavra que Javé diz a respeito de vocês, ó filhos de Israel, e a respeito de toda família que eu tirei da terra do Egito: De todas as famílias da terra, você foi a única que eu conheci; e é justamente por isso que eu vou lhe pedir contas de todos os seus pecados.
_Será que duas pessoas andam juntas, sem antes estarem de acordo? Ruge o leão na floresta, sem que tenha uma presa? Solta o leãozinho seu urro no esconderijo, sem que tenha a sua caça? Cai o pássaro por terra, sem que haja armadilha? Levanta-se uma rede do chão,  sem que tenha pego algo? Soa a trombeta na cidade, sem que a população se alarme? Vem alguma desgraça sobre a cidade, sem que Deus a tenha mandado? Do mesmo modo, o Senhor Javé não faz coisa alguma sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos. Ruge o leão: quem não temerá? Fala o Senhor Javé: quem não profetizará?
Eu revirei vocês de cabeça para baixo, como Deus fez com Sodoma e Gomorra, e vocês ficaram como tição puxado do fogo. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! _Oráculo de Javé. Pois é assim que eu tratarei você, Israel. E porque vou tratá-lo assim, prepare-se, Israel, para encontrar-se com seu Deus!

Sl 5, 5-8♡
Tu não és um Deus que ame a injustiça.
O malvado não é teu hóspede.
Não, os arrogantes não se mantêm 
na tua presença.
Odeias todos os malfeitores 
e destróis os mentirosos.
Javé rejeita o homem sanguinário e traiçoeiro.
Quanto a mim, por teu grande amor,
eu entro em tua casa.
Cheio de temor☆, eu me prosto
voltado para o teu sagrado santuário. 

Mt 8, 23-27♡
_Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas.Jesus, porém, estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!" Jesus respondeu: "Por que vocês têm medo, homens de pouca fé?" E, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo. Os homens ficaram admirados e disseram: "Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?"

Quarta *29.06.2022*
Am 5, 14-15.21-24
_ Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim _ como vocês dizem _ Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês. Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos exércitos, terá misericórdia do resto de José.
_Eu detesto e desprezo as festas de vocês; tenho horror dessas reuniões. Ainda que vocês me ofereçam sacrifícios, suas ofertas não me agradarão, nem olharei para as oferendas gordas. Longe de mim o barulho de seus cânticos, nem quero ouvir a música de suas liras. Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como riacho que não seca.

Sl 49(50)
Javé, o Deus dos deuses, fala,
convocando  a terra, do nascente ao poente.
De Sião, a formosa, Deus resplandece:
o nosso Deus vem, e não vai se calar.
À sua frente, vem um fogo devorador,
e, ao seu redor, tempestade violenta.
Do alto ele convoca céu e terra
para julgar o seu povo:
"Reúnam junto a mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício!"
Que o céu proclame a sua justiça,
pois o próprio Deus vai julgar.
_"Ouça, meu povo, que eu vou falar a você,
Israel, eu vou testemunhar contra você.
Eu sou Deus, o seu Deus!
Não acuso você pelos seus sacrifícios,
porque seus holocaustos estão sempre diante de mim.
Porém, não vou tomar nenhum novilho de sua casa,
e nem mesmo um cabrito de seus currais;
pois são minhas todas as feras da selva,
e os animais das montanhas, aos milhares.
Conheço todos os pássaros do céu,
e o rebanho dos campos me pertence.
Se eu tivesse fome, não diria a você,
pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe.
Por acaso eu comeria carne de touros,
ou beberia sangue de cabritos?
Ofereça a Deus um sacrifício de confissão,
e cumpra os seus votos ao Altíssimo.
Invoque-me no dia da angústia:
eu o livrarei, e você me glorificará".
Ao injusto, porém, Deus declara:
"De que adianta você recitar meus preceitos 
e ter sempre na boca a minha aliança,
se você detesta a disciplina 
e rejeita as minhas palavras?
Se você vê um ladrão, você o acompanha
e se mistura com os adúlteros.
Você solta sua boca para o mal,
e seus lábios tramam a fraude.
Você se assenta para falar contra o seu irmão,
e desonra o filho de sua mãe.
Você se comporta assim, e eu devo me calar?
Você imagina que eu seja como você?
Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!"
Considerem isso, vocês que se esquecem de Deus.
Senão, eu vou dilacerar vocês, e ninguém os libertará!
Quem me oferece um sacrifício de confissão 
me glorifica;
e a quem segue o bom caminho,
eu mostrarei a salvação de Deus.

Mt 8, 28-34
_Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. Então eles gritaram: "Que é que há entre  nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?"
Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. Os demônios suplicavam: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos." Jesus disse: "Podem ir." Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada.
Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles.

Quinta *30.06.2022*
Am 7, 10-17
_Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: "Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, pois Amós que está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país". Então Amasias disse a Amós: "Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino". Amós respondeu a Amasias: "Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: 'Vá profetizar ao meu povo Israel'. Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: 'Não proferize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac'. Pois bem, assim diz Javé: 'A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra' ".

Sl 18(19), 8-11
A lei de Javé é perfeita, 
um descanso para a alma.
O testemunho de Javé é firme,
instrução para o ignorante.
Os preceitos de Javé são retos,
alegria para o coração.
O mandamento de Javé é transparente,
é luz para os olhos.
O temor de Javé é puro
e estável para sempre.
As decisões de Javé são verdadeiras 
e justas igualmente. 
São mais desejáveis do que ouro,
mais do que ouro refinado.
São mais doces que o mel,
que vai escorrendo dos favos.

Mt 9, 1-8
_Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. Nisso, levaram a ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados."
Então alguns doutores da Lei pensaram: "Esse homem está blasfemando!" Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: "Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: 'Os seus pecados estão perdoados'; ou dizer: 'Levante-se e ande'? Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados _ então disse Jesus ao paralítico: _ Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa." O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo☆ e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.


Sexta *1.07.2022*
Am 8, 4-6.9-12
_Escutem aqui, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país! Vocês ficam maquinando: "Quando vai passar a festa da lua nova, para podermos pôr à venda o nosso trigo? Quando vai passar o sábado, para abrirmos o armazém, para diminuir as medidas, aumentar o peso e viciar a balança, para comprar os fracos por dinheiro, o necessitado por um par de sandálias, e vender o refugo do trigo?" 
_Nesse dia _ oráculo do Senhor Javé _ eu farei o sol se esconder ao meio-dia, e em pleno dia escurecerei a terra; mudarei suas festas em funeral e seus cânticos em gemidos. A todos vestirei com roupas de luto e, no lugar da cabeleira, haverá cabeça raspada. Farei disso como o luto por um filho único, e seu fim será como um dia de amargura. Dias virão _ oráculo do Senhor Javé _ em que vou mandar a fome sobre o país: não será fome de pão, nem sede de água, e sim fome de ouvir a palavra de Javé. Irão cambaleando de um mar a outro, irão sem rumo do Norte para o Oriente, à procura da Palavra de Javé, e não a encontrarão.

Sl 118(119), 2.10.20.30.40.131
Felizes os que guardam os seus testemunhos,
procurando-o de todo o coração.
Eu te busco de todo o coração,
não me deixes afastar dos teus mandamentos.
Minha alma se consome, desejando
tuas normas todo o tempo.
Eu escolhi o caminho da verdade,
e me conformo com as tuas normas.
Eis que eu desejo teus preceitos;
dá-me vida, pela tua justiça.
Abro a boca e aspiro,
ansiando por teus mandamentos.


Mt 9, 9-13
_Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: "Siga-me!" Ele se levantou, e seguiu a Jesus. Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: "Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Aprendam, pois, o que significa: 'Eu quero a misericórdia e não o sacrifício'. Porque eu não vim para chamar os justos, e sim pecadores."


Sábado *2.07.2022*♡
(manhã)
Am 9, 11-15a
Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes, a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado _ oráculo de Javé, que realiza tudo isso.
Dias virão  _ oráculo de Javé _ nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas. Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas. Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei _ diz Javé, o Deus de vocês. 

Sl 84(85), 9.11-14♡
Vou escutar o que diz Javé:
"Deus anuncia a paz
ao seu povo e seus fiéis,
e aos que se convertem de coração".
Amor e Fidelidade se encontram,
Justiça e Paz se abraçam.
A Fidelidade brotará da terra,
e a Justiça se inclinará do céu.
Javé nos dará a chuva,
e nossa terra dará o seu fruto.
A Justiça caminhará à frente dele,
a salvação seguirá os seus passos.

Mt 9, 14-17♡
_Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: "Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?" Jesus respondeu: "Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas vinho novo se põe em barris novos e assim os dois se conservam."

(tarde - liturgia dominical)

Comentários

Postagens mais visitadas