Translate

Semana 10 do T.Comum Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

 Tempo Comum - segunda parte


Semana 10


Dia do Senhor 
Domingo *5.06.2022*
Pentecostes 
fechando o Tempo Pascal

Segunda *6.06.2022*

Terça *7.06.2022*♡
1Rs 17, 7-16
_Algum tempo depois, o córrego secou, porque não tinha chovido na região. Então Javé dirigiu a palavra a Elias: "Levante-se, vá para Sarepta, que pertence à região de Sidônia, e fique morando aí. Porque eu ordenei a uma viúva que dê comida para você". Elias se levantou e foi para Sarepta. Chegando à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava recolhendo lenha. Elias a chamou e disse: "Por favor! Traga-me um pouco de água no seu balde para eu beber". Quando a mulher já estava indo buscar água, Elias gritou para ela: "Traga-me também um pedaço de pão". Ela respondeu: "Pela vida de Javé, o seu Deus, não tenho nenhum pão feito; tenho apenas um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos para preparar esse resto para mim e meu filho. Depois, vamos comer e ficar esperando a morte". Mas Elias lhe disse: "Não tenha medo! Vá e faça o que está dizendo. Mas primeiro prepare um pãozinho com o que você tem e traga para mim. Só depois você prepara um pão para você e seu filho. Pois assim diz Javé, Deus de Israel: A vasilha de farinha não ficará vazia e a jarra de azeite não se esgotará, até o dia em que Javé mandar chuva sobre a terra". A mulher foi fazer o que Elias tinha mandado. E comeram, tanto ele como também ela e o filho, durante muito tempo. A vasilha de farinha não se esvaziou e a jarra de azeite não se esgotou, como Javé tinha anunciado por meio de Elias.

Sl 4, 2-5.7-8
Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste:
tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra,
amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé faz maravilhas por seu fiel:
Javé ouve quando o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam
no silêncio do leito.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a luz da tua face!
Puseste em meu coração mais alegria 
do que quando trasbordam o trigo e o vinho deles.

Mt 5, 13-16
 Jesus disse aos seus discípulos: "Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu".



Quarta *8.06.2022*

1 Rs 18, 20-39
O rei Acab convocou todos os israelitas e reuniu os profetas no monte Carmelo. Então Elias se aproximou do povo e disse: "Até quando vocês vão mancar com as duas pernas? Se Javé é o Deus verdadeiro, sigam a Javé. Se é Baal, sigam a Baal". O povo nada respondeu.  Então Elias continuou: "Fiquei sozinho como profeta de Javé, enquanto os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. Tragam aqui dois bezerros: vocês vão escolher um. Depois de cortá-lo em pedaços, o coloquem sobre a lenha, mas não acendam o fogo. Eu vou preparar o outro bezerro, o colocarei sobre a lenha e também não acenderei o fogo. Vocês invocarão o deus de vocês e eu invocarei Javé. O Deus que responder, enviando fogo, é o Deus verdadeiro". Todo o povo concordou: "A proposta é boa".
Então Elias disse aos profetas de Baal: "Escolham um bezerro e preparem primeiro, pois vocês são maioria. Invoquem o nome do deus de vocês, mas não acendam o fogo". Então eles pegaram o bezerro, o prepararam e ficaram invocando a Baal, desde o amanhecer até o meio-dia, e suplicando: "Baal, responde-nos". Mas não se ouvia nenhuma voz, nenhuma resposta, apesar de dançarem, dobrando os joelhos, ao redor do altar que tinham feito. Pelo meio-dia, Elias começou a zombar deles: "Gritem mais alto; Baal é deus, mas pode ser que esteja ocupado. Quem sabe teve que se ausentar. Ou então está viajando.  Talvez esteja dormindo e seja preciso acordá-lo". Então eles gritavam mais alto e, conforme o costume deles, fizeram talhos no próprio corpo com espadas e lanças, até escorrer sangue. Depois do meio-dia, entraram em transe até a hora da apresentação das ofertas. Mas não se ouvia nenhuma voz, nenhuma palavra, nenhuma resposta.
Então Elias disse a todo o povo: "Venham aqui". Todos se aproximaram, e Elias reconstruiu o altar de Javé, que estava demolido. Pegou doze pedras, conforme o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Javé tinha dito: "Você se chamará Israel". E com as pedras construiu um altar em honra de Javé. Fez em volta do altar um canal capaz de conter duas arrobas de sementes. Empilhou a lenha, cortou o bezerro em pedaços e o colocou sobre a lenha. Depois disse: "Encham quatro baldes de água e derramem sobre a vítima e sobre a lenha".Eles assim fizeram. Então Elias disse: "Façam tudo outra vez". E eles tornaram a fazer. Elias voltou a dizer: "Façam isso pela terceira vez". Eles assim fizeram. A água escorreu ao redor do altar, e até o canal ficou cheio de água.
Chegando a hora da oferta, o profeta Elias se aproximou e rezou: "Javé, Deus de Abraão, de Issac e de Israel, todos saibam hoje que tu és Deus em Israel, que eu sou teu servo e que foi por tua ordem que eu fiz todas essas coisas. Responde-me, para que este povo reconheça que tu, Javé, és o Deus verdadeiro, e que és tu que convertes o coração deles". Então Javé mandou um raio que consumiu a vítima, a lenha, as pedras e as cinzas, e secou a água que estava no canal. O povo viu tudo isso e prostou-se no chão, exclamando: "Javé é o Deus verdadeiro! Javé é o Deus verdadeiro!"

Sl 15(16), 1-2a.4-5.8.11
 Guardai-me, Deus, pois eu me abrigo em ti.
Eu digo a Javé: "Tu és o meu bem!" 
Eles multiplicam as estátuas 
de deuses estranhos.
Nunca derramarei suas libações de sangue,
nem porei seus nomes em meus lábios. 
Javé, minha parte na herança e minha taça,  
meu destino está em tuas mãos.

Tenho Javé à minha frente sem cessar. 
Com ele à minha direita, jamais vacilarei.

Tu me ensinarás o caminho da vida,
cheio de alegria em tua presença,
e de delícias à tua direita, para sempre.

Mt 5, 17-19
Jesus disse aos seus discípulos: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu.



Quinta *9.06.2022*
1 Rs 18, 41-46
Elias disse a Acab: "Vá comer e beber, pois já se ouve o barulho da chuva". Enquanto Acab foi comer e beber, Elias subiu ao topo do monte Carmelo e se encurvou até o chão, colocando o rosto entre os joelhos. Depois disse ao seu servo: "Suba e olhe para o lado do mar". O servo subiu, olhou e disse: "Não se vê nada". Elias disse: "Volte até sete vezes". Na sétima vez, o servo disse: "Uma nuvenzinha, do tamanho da mão de uma pessoa, vem subindo do mar". Então Elias mandou: "Vá dizer a Acab que atrele os cavalos no carro e desça, para que a chuva não o detenha". Num instante o céu ficou escuro, com nuvens trazidas pelo vento, e caiu uma chuva pesada. Acab subiu no seu carro e foi para Jezrael. Elias, com a força de Javé, amarrou o cinto e foi correndo na frente de Acab até a entrada de Jezrael.

Sl 64(65), 10-13
Cuidas da terra e a regas,
e sem medida a enriqueces.
O riacho de Deus está cheio d'água,
e preparas assim os trigais:
regando os sulcos, aplainando os terrões, 
amolecendo com chuviscos a terra,
abençoando seus brotos.
Coroas o ano com teus bens,
e tuas trilhas gotejam fartura.
As pastagens do deserto gotejam,
e as colinas se enfeitam de alegria.

Mt 5, 20-26
Jesus disse aos seus discípulos: "Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei  e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu".
_"Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: 'Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo".



Sexta *10.06.2022*♡
1 Rs 19, 9a.11-16
Elias entrou na gruta da montanha, e aí passou a noite. Então Javé lhe dirigiu a palavra, perguntando: "Elias, o que é que você está fazendo aqui?"Elias respondeu: "O zelo por Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também". Javé lhe disse: "Saia e fique no alto da montanha, diante de Javé, pois Javé vai passar". Então aconteceu um furacão que de tão violento rachava as montanhas e quebrava as rochas diante de Javé. No entanto, Javé não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. Javé porém não estava no terremoto. Depois do terremoto, apareceu o fogo, e Javé não estava no fogo, ouviu-se uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que lhe dizia: "O que é que você está fazendo aqui, Elias?" E Elias respondeu: "O zelo de Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas a fio de espada. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também".
Javé disse a Elias: "Pegue o caminho de volta, em direção ao deserto de Damasco. Unja Hazael como rei de Aram, e Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel. Unja também Eliseu, filho de Safat, natural de Abel-Meúla, como profeta em seu lugar. 

Sl 26(27)
Javé é minha luz e salvação:
de quem terei medo?
Javé é a fortaleza da minha vida:
frente a quem tremerei?
Quando os malfeitores avançam contra mim
para devorar minha carne,
são eles, meus adversários e inimigos, 
que tropeçam e caem.
Que um exército acampe contra mim!
Meu coração não tremerá!
Que uma guerra estoure contra mim!
Ainda assim estarei confiante!
Uma coisa peço a Javé,
e só esta procuro:
é habitar na casa de Javé 
para gozar a doçura de Javé 
e contemplar o seu templo.
Pois ele me oculta na sua cabana,
no dia da infelicidade;
ele me esconde no segredo de sua tenda, 
e me eleva sobre uma rocha.
Agora minha cabeça se levanta 
sobre os inimigos que me cercam.
Na tenda de Javé vou oferecer 
sacrifícios de aclamação.
Vou cantar, vou tocar 
em honra de Javé!
Javé, escuta meu grito de apelo,
tem piedade, responde-me!
Ouço no meu coração:
"Procurem minha face!"
_É tua face que eu procuro, Javé.
Não me escondas a tua face.
Não afastes teu servo com ira,
pois tu és o meu socorro!
Não me deixes, não me abandones,
meu Deus salvador!
Meu pai e minha mãe me abandonaram.
Javé, porém, me acolhe!
Ensina-me o teu caminho, Javé!
Guia-me pela vereda plana,
por causa daqueles que me espreitam.
Não me entregues à vontade dos meus adversários,
pois contra mim falsas testemunhas se levantam,
 respirando violência.
Espero ver a bondade de Javé 
na terra dos vivos.
_Espere em Javé, seja firme!
Fortaleça seu coração, e confie em Javé!



Mt 5, 27-32
Jesus disse aos seus discípulos: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não cometa adultério'. Eu porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
Também foi dito: 'Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério".



Sábado *11.06.2022*
(manhã)
At 11, 21b-26.13,1-3
A mão do Senhor estava com eles, de modo que foi grande o número dos que acreditaram e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou Barnabé para Antioquia. 
Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou muito contente e os animou a permanecerem de todo o coração ligados ao Senhor. Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma considerável multidão se uniu ao Senhor. 
Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. E o encontrou e levou para Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita gente. Foi em Antioquia que os discípulos receberam, pela primeira vez, o nome de "cristãos".
_Havia profetas e mestres na igreja de Antioquia. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio, da cidade de Cirene, Manaém, companheiro de infância do governador Herodes, e Saulo.
Certo dia, eles estavam fazendo uma reunião litúrgica com jejum, e o Espírito Santo disse: "Separem para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei". Então eles jejuaram e rezaram; depois impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e se despediram deles.

Sl 97(98), 1-3abc-4-6
Cantem para Javé um cântico novo, 
pois ele fez maravilhas: 
sua direita e seu braço santo
lhe deram a vitória.
Javé fez conhecer sua vitória,
revelou sua justiça às nações.
Lembrou-se do seu amor e fidelidade 
em favor da casa de Israel. 
Os confins da terra contemplaram
a vitória do nosso Deus. 
Terra inteira, aclame a Javé,
e dê gritos de alegria!
Toquem para Javé com a harpa 
e o som dos instrumentos. 
Com trombetas e o som da corneta,
aclamem o rei de Javé!

Mt 10, 7-13
_Jesus disse aos Doze: Vão e anunciem: 'O Reino do Céu está próximo'. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento.
Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na cada, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês.


(tarde - liturgia dominical)



https://lugardoce-lugardoce.blogspot.com/2021/11/vida-nova-e-nao-remendos.html

Comentários

Postagens mais visitadas