Translate

Semana 12 do T.Comum Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

 Tempo Comum - segunda parte

 

Semana 12
Dia do Senhor 
Domingo *19.06.2022*
Zc 12, 10-11; 13,1
Derramarei um espírito de graça e súplica sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém, e eles olharão para mim. Quanto àquele que transpassaram, chorarão por ele como se chora pelo filho único; vão chorá-lo amargamente, como se chora por um primogênito. Neste dia, a lamentação de Jerusalém será tão grande como a lamentação de Adad-Remon na planície de Meguidon.
Nesse dia, estará à disposição da casa de Davi e dos habitantes de Jerusalém uma fonte para lavar o pecado e a impureza.

Sl 62(63), 2-6.8-9

Ó Deus, tu és o meu Deus, por ti madrugo.
Minha alma tem sede de ti,
minha carne te deseja com ardor,
como terra seca, esgotada e sem água.
Sim, eu te contemplava no santuário,
vendo o teu poder e a tua glória.
Teu amor vale mais do que a vida:
meus lábios te louvarão.
Vou bendizer-te por toda a minha vida,
e ao teu nome levantar as minhas mãos. 
Vou saciar-me como de óleo e gordura,
e, com sorrisos, minha boca te louvará.
Pois tu foste um socorro para mim,
e, à sombra de tuas asas, eu grito de alegria.
Minha alma está ligada a ti,
e tua direita me sustenta.


Gl 3, 26-29
De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo. E se vocês pertencem a Cristo, então vocês são de fato a descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa. 

Lc 9, 18-24♡
_Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou: "Quem dizem as multidões que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és algum dos antigos profetas que ressuscitou." Jesus perguntou: "E vocês, quem dizem que eu sou?" Pedro respondeu: "O Messias de Deus." Então Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia." Depois Jesus disse a todos♡: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará.


obrigada Bruno 
obrigada Dom

obrigada Jesus 
Mt 25, 40 'Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.'



Segunda *20.06.2022*
2Rs 17, 5-8.13-15a.18
Em seguida, o rei da Assíria invadiu todo o país e cercou Samaria  durante três anos. No ano nove do reinado de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Os israelitas foram levados para Hala, para as margens do Habor, rio de Gozã, e também para as cidades da Média.
_Tudo isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra Javé seu Deus, que os havia tirado da terra do Egito e libertado da opressão do Faraó, rei do Egito. Eles adoraram outros deuses, e seguiram os costumes das nações que Javé havia expulsado diante deles.
Javé tinha advertido Israel e Judá, por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: "Convertam-se do seu mau comportamento, e obedeçam aos meus mandamentos e estatutos, de acordo com toda a Lei que dei a seus antepassados e que lhes transmiti através de meus servos, os profetas". Eles, porém, não obedeceram e foram mais teimosos ainda que seus antepassados, que não tinham acreditado em Javé seu Deus. Desprezaram os estatutos dele e a aliança que ele havia feito com seus antepassados, bem como as advertências que lhes havia feito.
Então Javé ficou irritado contra Israel, e o atirou para longe de si. Restou apenas a tribo de Judá.

Sl 59(60), 3-5.12-13
Ó Deus, tu nos rejeitaste e dispersaste.
Estavas irritado. Restaura-nos!
Fizeste a terra tremer e a fendeste.
Repara suas fendas, pois ela vacila!
Mostraste duras coisas ao teu povo,
e nos fizeste beber um vinho estonteante.
Se tu, ó Deus, nos rejeitaste,
e já não acompanhas nossas tropas?
Concede-nos socorro na opressão,
pois o auxílio humano é inútil!


Mt 7, 1-5♡
"Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem.
Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: 'deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você mesmo tem uma trave no seu? Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão."

Terça *21.06.2022*
2Rs 19, 9b-11.14-21.31-35a.36
Senaquerib mandou outros mensageiros a Ezequias, comunicando: "Falem assim a Ezequias, rei de Judá: Que o Deus em que você confia não o engane, dizendo que Jerusalém não cairá em poder do rei da Assíria. Você mesmo ouviu dizer o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações, destruindo-as completamente. Como você poderia escapar?
Ezequias pegou a carta da mão dos mensageiros e a leu. Depois subiu ao Templo, abriu a carta diante de Javé, e rezou: "Javé, Deus de Israel, que te assentas sobre os querubins. Tu és o único Deus de todos os reinos do mundo. Tu fizeste o céu e a terra. Inclina teu ouvido, Javé, e escuta! Abre teus olhos, Javé, e olha! Ouve as palavras de Senaquerib, que mandou mensageiros para insultar o Deus vivo!
É verdade, Javé: os reis da Assíria devastaram todos os países e seus territórios. Queimaram todos os seus deuses, porque não são deuses, mas obras de mãos humanas. São madeira e pedra, e por isso eles conseguiram destruí-los. Agora, Javé nosso Deus, salva-nos da mão deles, para que todos os reinos do mundo saibam que só tu, Javé, és Deus".
Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: "Assim diz Javé, o Deus de Israel: Escutei o que você me pediu a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. Eis o oráculo que Javé pronuncia contra ele: A virgem capital de Sião despreza e caçoa de você. A cidade de Jerusalém balança a cabeça atrás de você. 
Porque de Jerusalém sairá um resto, e do monte Sião os sobreviventes. O zelo de Javé dos exércitos fará tudo isso. Portanto, assim diz Javé sobre o rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha nela. Não se aproximará com o escudo, nem levantará aterro contra ela. Ele voltará por onde veio, e não entrará nesta cidade, oráculo de Javé. Eu protegerei esta cidade e a salvarei, pela minha honra e pela honra do meu servo Davi".
Nessa mesma noite, o anjo de Javé saiu e feriu cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Senaquerib, rei da Assíria, levantou o acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí ficou.

Sl 47(48), 2-3ab-4.10-11
Javé é grande e muito louvável 
na cidade do nosso Deus.
Seu monte santo, belo em altura,
alegria de toda a terra:
o monte Sião, vértice do céu,
cidade do grande rei.
Entre seus palácios,
Deus se mostrou como fortaleza.
Ó Deus, nós meditamos o teu amor
no meio do teu templo.
Como o teu nome, ó Deus, também o teu louvor 
atinge os limites da terra. 
 
Mt 7, 6.12-14♡
"Não deem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês."
_"Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas."
_"Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!"

Quarta *22.06.2022*
2Rs 22, 8-13; 23, 1-3
O sumo sacerdote Helcias informou o secretário Safã: "Achei o livro da Lei no Templo de Javé!" Entregou o livro a Safã, que o leu. O secretário Safã foi falar com o rei: "Seus servos juntaram o dinheiro que havia no Templo e o entregaram aos mestres de obras do Templo de Javé". Em seguida, contou ao rei que o sacerdote Helcias lhe havia dado um livro. E Safã leu o livro diante do rei.
_Ao tomar conhecimento sobre o conteúdo do livro da Lei, o rei rasgou a roupa, e deu esta ordem para o sacerdote Helcias, para Aicam, filho de Safã, para Acobor, filho de Micas, para o secretário Safã e para o ministro Asaías: "Vão consultar Javé por mim e pelo povo, a respeito do conteúdo desse livro que foi encontrado. A ira de Javé deve ser grande contra nós, porque nossos antepassados não obedeceram às palavras desse livro, e não praticaram tudo o que nele está escrito".
_O rei convocou todos os anciãos de Judá e Jerusalém para uma reunião. Depois subiu para o Templo de Javé com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém: sacerdotes, profetas e todo o pivo, adultos e crianças. Leu para eles as palavras do Livro da Aliança encontrado no Templo de Javé. De pé, sobre o estrado, o rei concluiu, diante de Javé, a aliança para seguir Javé, obedecendo a seus mandamentos, testemunhos e estatutos, com todo o coração e com toda a alma, cumprindo todas as palavras dessa aliança, escritas nesse livro. E todo o povo aderiu à aliança.

Sl 118(119), 33-37.40♡
Javé, mostra-me o caminho dos teus estatutos,
eu quero guardá-los como recompensa.
Ensina-me a cumprir a tua vontade,
para observá-la de todo o coração. 
Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos,
pois nele está o meu prazer.
Inclina o meu coração para os teus testemunhos,
e não para o interesse.
Evita que meus olhos vejam o que é inútil;
dá-me vida, pela tua palavra.
Eis que eu desejo teus preceitos;
dá-me vida, pela tua justiça.

Mt 7, 15-20♡
"Cuidado com os falsos profetas: eles vêm vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz bons frutos. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão."

Quinta *23.06.2022*
Natividade de São João Batista 
Is 49, 1-6
_Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. Ele me disse: "Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você". Eu então respondi: "Cansei-me inultilmente, gastei minhas forças à-toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus". Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) Ele diz: "É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra".

Sl 138(139), 1-3.13-14abc-15
Javé, tu me sondas e me conheces.
Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, 
de longe penetras o meu pensamento.
Examinas o meu andar e o meu deitar,
meus caminhos todos são familiares a ti.
Sim! Pois tu formaste meus rins,
tu me teceste no seio materno.
Eu te agradeço por tão grande prodígio,
e me maravilho com as tuas maravilhas!
Conhecias até o fundo de minha alma,
e meus ossos não te eram escondidos.
Quando eu era formado, em segredo,
tecido na terra mais profunda.

At 13, 22-26
Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades'. Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. Estando para terminar a sua missão, João declarou: 'Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias!'
Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós.

Lc 1, 57-66.80
Terminou para Isabel o tempo de gravidez, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: "Nao! Ele vai se chamar João." Os outros disseram: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que será que esse menino vai ser?" De fato, a mão do Senhor estava com ele.
O menino ia crescendo, e ficando forte de espírito. João viveu no deserto, até o dia em que se manifestou a Israel.

Sexta *24.06.2022*
Sagrado Coração de Jesus 
Ez 34, 11-16 
"Assim diz o Senhor Javé: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. Eu as retirarei do meio dos povos e as reunirei de todas as regiões, e as trarei de volta para a sua própria terra. Aí, eu próprio cuidarei delas como pastor, nos montes de Israel, nos vales e baixadas do país. Vou levá-las para pastar nas melhores invernadas, e o seu curral ficará no mais alto dos montes de Israel. Aí, elas poderão repousar num curral bom, e terão pastos abundantes sobre os montes de Israel. Eu mesmo conduzirei as minhas ovelhas para o pasto e as farei repousar _ oráculo do Senhor Javé. Procurarei aquela que se perder, trarei de volta aquela que se desgarrar, curarei a que se machucar, fortalecerei a que estiver fraca. Quanta à ovelha gorda e forte, eu a destruirei, pois cuidarei do meu rebanho conforme o direito".

Sl 22(23), 1-3ab-4-6
Javé é o meu pastor,
Nada me falta.
Em verdes pastagens me faz repousar;
para fontes tranquilas me conduz,
e restaura minhas forças. 
Ele me guia por bons caminhos,
por causa do seu nome.
Embora eu caminhe por um vale tenebroso,
nenhum mal temerei, pois junto a mim estás;
teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. 
Diante de mim preparas a mesa,
à frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo,
e minha taça transborda.
Sim, felicidade e amor me acompanham
todos os dias da minha vida.
Minha morada é a casa de Javé, 
por dias sem fim.

Rm 5, 5b-11
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. De fato, quando ainda éramos fracos, Cristo, no momento oportuno, morreu pelos ímpios. Dificilmente se encontra alguém disposto a morrer em favor de um justo; talvez haja alguém que tenha coragem de morrer por um homem de bem. Mas Deus demonstra seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores. 
Assim, tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos da ira por meio dele. Se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua vida. E não só isso. Também nos gloriamos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual obtivemos agora a reconciliação. 

Lc 15, 3-7
Então Jesus contou-lhes esta parábola: "Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: 'Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida'. E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão."

Sábado *25.06.2022*
(manhã)
Imaculado Coração de Maria
Is 61, 9-11
Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que Javé abençoou.
Transbordo de alegria em Javé, e me regozijo com meu Deus, porque  ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com jóias. Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor Javé faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações.

1Sm 2, 1.4-8abcd♡
_Então Ana rezou esta oração:
"Meu coração se alegra com Javé,
em Deus me sinto cheia de força. 
Agora, que eu possa responder 
aos meus inimigos,
pois me sinto feliz com tua salvação. 
O arco dos poderosos é quebrado,
e os fracos são fortalecidos.
Os saciados se empregam por comida,
enquanto os famintos engordam 
com despojos.
A mulher estéril dá à luz sete filhos, 
e a mãe de muitos filhos se esgota.
Javé faz morrer e faz viver,
faz descer ao abismo e dele subir.
Javé  torna pobre e torna rico,
ele humilha e também levanta.
Ele ergue da poeira o fraco
e tira do lixo o indigente,
fazendo-os sentar-se com os príncipes 
e herdar um trono glorioso.

Lc 2, 41-51
_Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois, encontraram o menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura." Jesus respondeu: "Por que me procuravam? o sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?" Mas eles não  compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer.
Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas.

(tarde - liturgia dominical)

Comentários

Postagens mais visitadas