Translate

Semana 7 da Páscoa Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

 

 Semana  7


   Dia do Senhor
   Sétimo Domingo da  Páscoa 
 *29.05.2022*
       

    Ascensão do Senhor 
At 1, 1-11
_No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, desde o princípio, até o dia em que foi levado para o céu. Antes disso, ele deu instruções aos apóstolos que escolhera, movido pelo Espírito Santo.
Foi aos apóstolos que Jesus, com numerosas provas, se mostrou vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu a eles, e falou-lhes do Reino de Deus. Estando com os apóstolos numa refeição, Jesus deu-lhes esta ordem: "Não se afastem de Jerusalém. Esperem que se realize a promessa do Pai, da qual vocês ouviram falar: 'João batizou com água; vocês, porém, dentro de poucos dias, serão batizados com o Espírito Santo'."
Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: "Senhor, é agora que vais restaurar o Reino para Israel?" Jesus respondeu: "Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os extremos da terra."
Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco apareceram a eles e disseram: "Homens da Galileia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu".


Ef 1, 17-23
Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês o conheçam profundamente. Que ilumine os olhos da mente, para que compreendam a esperança para a qual ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo; e compreendam o grandioso poder com que ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua força poderosa e eficaz. Ele a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas.

Sl 46(47), 2-3.6-9
Povos todos, batam palmas,
aclamem a Deus com gritos de alegria!
Porque Javé Altíssimo é terrível,
é o grande rei sobre toda a terra.
Deus sobe por entre ovações,
Javé, ao toque da trombeta.
Toquem para o nosso Deus, toquem!
Toquem para o nosso Rei, toquem!
Porque Deus é o rei de toda a terra:
toquem com maestria!
Deus reina sobre as nações,
Deus se assenta em seu trono sagrado.

Lc 24, 46-53
Disse Jesus aos seus discípulos: "Assim está escrito: 'O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém' E vocês são testemunhas disso.
Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto".
Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo bendizendo a Deus.
 


  Segunda *30.05.2022*

     

At 19, 1-8
 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões mais altas e chegou a Éfeso. Encontrou aí alguns discípulos, e perguntou-lhes: "Quando vocês abraçaram a fé receberam o Espírito Santo?" Eles responderam: "Nós nem sequer ouvimos falar que existe um Espírito Santo". Paulo perguntou: "Que batismo vocês receberam?" Eles responderam: "O batismo de João". Então Paulo explicou: "João batizava como sinal de arrependimento e pedia que o povo acreditasse naquele que devia vir depois dele, isto é, em Jesus". Ao ouvir isso, eles se fizeram batizar em nome do Senhor Jesus. Logo que Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram, ao todo, doze homens.
Em seguida, Paulo foi à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.

Sl 67(68), 2-3.4-5ac.6-7ab
Deus se levanta: seus inimigos debandam,
seus adversários fogem de sua frente.
Tu os dissipas como a fumaça se dissipa;
como a cera se derrete diante do fogo,
assim perecem os injustos diante de Deus. 
Os justos ao contrário se alegram,
exultam na presença de Deus 
e dançam de alegria.
Cantem a Deus, toquem ao seu nome,
daquele que avança pelo deserto.
Pai dos órfãos, protetor das viúvas,
assim é Deus em sua morada santa.
Deus dá aos marginalizados uma casa,
liberta os cativos e os enriquece.


Jo 16, 29-33
Os discípulos disseram a Jesus: "Agora estás falando claramente e sem comparações. Agora sabemos que tu sabes todas as coisas, e que é inútil alguém te fazer perguntas. Agora sim, acreditamos que saíste de junto de Deus". Jesus disse: "Agora vocês acreditam? Vem a hora, e já chegou, em que vocês se espalharão, cada um para o seu lado, e me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois o Pai está comigo. Eu disse essas coisas, para que vocês tenham a minha paz. Nesse mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo".


Terça *31.05.2022*
   
Visitação de Nossa Senhora 

https://www.liturgia.pt/santos/santo_v.php?cod_santo=81 

Sf 3, 14-18 ou Rm 12, 9-16b 
Sofonias
_Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo coração, ó filha de Jerusalém! Javé mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. Javé, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! Javé, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, como em dias de festa.
 _Afastarei o mal, para que você não carregue mais o peso da vergonha.

Romanos
_Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade. 
Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não se deixem levar pela mania de grandeza, mas se afeiçoem às coisas modestas. 

Is 12, 2-3.4bcd.5-6 
Sim, Deus é a minha salvação! Eu confio e nada tenho a temer, porque minha força e meu canto é Javé: ele é a minha salvação. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação".
"Agradeçam a Javé,  invoquem o seu nome, contem aos povos as façanhas que ele fez, proclamem que seu nome é sublime; cantem hinos a Javé, pois ele fez proezas; que toda a terra as reconheça. Gritem de alegria e exultem, moradores de Sião, pois o Santo de Israel é grande no meio de vocês".

Lc 1, 39-56
_Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: "Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu".
_Então Maria disse: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor,  
meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,
porque olhou para a humilhação de sua serva.
Doravante todas as gerações me felicitarão,
porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo,
e sua misericórdia chega aos que o temem☆, 
de geração em geração.
Ele realiza proezas com seu braço:
dispersa os soberbos de coração, 
derruba do trono os poderosos 
e eleva os humildes;
aos famintos enche de bens,
e despede os ricos de mãos vazias. 
Socorre Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia, _conforme prometera aos nossos pais_ em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre".
Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.


Quarta *1.06.2022*


At 20, 28-38
 Disse Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso: "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constituiu como guardiães, para apascentarem a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si com o sangue do seu próprio Filho.
Eu sei: depois da minha partida, aparecerão lobos vorazes no meio de vocês, e não terão pena do rebanho. E do meio de vocês mesmos surgirão alguns falando coisas pervertidas, para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, fiquem vigiando e se lembrem de que durante três anos, dia e noite, não parei de admoestar com lágrimas a cada um de vocês. 
Agora, pois, eu os entrego ao Senhor e à palavra de sua graça, que tem o poder de edificar e de dar a vocês a herança entre todos os santificados. Ademais, não cobicei prata, nem ouro, nem vestes de ninguém. Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. Em tudo mostrei a vocês que é trabalhando assim que devemos ajudar os fracos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há mais felicidade em dar do que em receber'."
Após essas palavras, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. Então todos começaram a chorar muito; e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam. Estavam muito tristes, principalmente porque havia dito que eles nunca mais veriam o seu rosto. E foram com ele até o navio.

      Sl 67(68), 29-30.33-36
Desfralda, ó Deus, o teu poder,
o teu poder, ó Deus, que age em nosso favor.
Que os reis tragam o seu tributo
ao teu Templo, em Jerusalém.
Cantem a Deus, reis da terra,
toquem para o Senhor,  
que avança pelos céus,
os céus antigos.
Ele ergue sua voz, sua voz poderosa:
"Reconheçam a força de Deus!"
Sua majestade resplandece sobre Israel,
e por sobre as nuvens o seu poder.
Desde o santuário Deus impõe reverência:
ele é o Deus de Israel,
que dá força e poder ao seu povo.
Bendito seja Deus!

    Jo 17,11b-19
Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um.
Quando eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que tu me deste. Eu os protegi e nenhum  deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Agora eu vou para junto de ti. Entretanto, continuo a dizer essas coisas neste mundo, para que eles possuam toda a minha alegria. Eu dei a eles a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo.
Não peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno. Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. Consagra-os com a verdade: a verdade é a tua palavra. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo. Em favor deles eu me consagro, a fim de que também eles sejam consagrados com a verdade".


Quinta *2.06.2022*

https://www.liturgia.pt/liturgiadiaria/dia.php?data=2022-6-2 

At 22, 30.23,6-11
 No dia seguinte, querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno o soltou e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio. Depois, fez Paulo descer e o apresentou perante eles.
A seguir, sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no Sinédrio: "Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. É por nossa esperança, a ressurreição dos mortos, que estou sendo julgado". Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu. De fato, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. Levantou-se um vozerio enorme. Então, alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, começaram a protestar, dizendo: "Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?" E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse estraçalhado por eles, o tribuno ordenou que o destacamento descesse e o tirasse do meio deles, levando-o de novo para a fortaleza.
Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: "Tenha confiança. Assim como você deu testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que também dê testemunho em Roma".


Sl 15(16), 1-2a.5.7-11
 Guardai-me, Deus, pois eu me abrigo em ti.
Eu digo a Javé: "Tu és o meu bem!" 
Javé, minha parte na herança e minha taça,  
meu destino está em tuas mãos.
Bendigo a Javé que me aconselha,
e, mesmo a noite, interiormente me instrui.
Tenho Javé à minha frente sem cessar. 
Com ele à minha direita, jamais vacilarei.
Por isso meu coração se alegra,
minhas entranhas exultam,
e minha carne repousa em segurança;
porque não me abandonarás no túmulo,
nem deixarás o teu fiel ver a sepultura. 
Tu me ensinarás o caminho da vida,
cheio de alegria em tua presença,
e de delícias à tua direita, para sempre.

 

   Jo 17,20-26
Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai santo, eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim.
Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não te reconheceu, mas eu te  reconheci. Estes também reconheceram que tu me enviaste. E eu tornei o teu nome conhecido para eles. E continuarei a torná-lo conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles".




Sexta *3.06.2022*


At 25, 13b-21
 _O rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: "Está aqui um homem que Félix deixou prisioneiro. Quando eu estive em Jerusalém, os chefes dos sacerdotes e os anciãos dos judeus trouxeram acusações contra ele e me pediram que o condenasse. Mas eu respondi a eles que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse  suspeitar. Tinham somente certas questões sobre sua própria religião e a respeito de certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Ordenei, então, que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César."

Sl 102(103), 1-2.11-12.19-20ab
Bendiga a Javé, ó minha alma,
e todo o meu ser ao seu nome santo!
Bendiga a Javé, ó minha alma,
e não esqueça nenhum dos seus benefícios.
Como o céu se ergue por sobre a terra, 
seu amor se levanta por aqueles que o temem☆.

Como o oriente está longe do ocidente.
assim ele afasta de nós as nossas transgressões. 
Javé pôs no céu o seu trono,
e sua realeza governa o universo.
Bendigam a Javé, anjos seus,
executores poderosos de suas ordens.

 Jo 21,15-19
Quando Jesus apareceu aos discípulos na margem 
do mar de Tiberíades, depois de comerem, Jesus perguntou
a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você 
me ama mais do que estes outros?" 
Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu
te amo." Jesus disse: "Cuide dos meus cordeiros." Jesus perguntou de novo a Pedro: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo." Jesus disse: "Tome conta das minhas ovelhas." Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, você me ama?" Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: "Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo." Jesus disse: "Cuide das minhas ovelhas. Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando  você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir." Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus  acrescentou:"Siga-me."



Sábado *4.06.2022*

    

(manhã)
At 28, 16-20.30-31
 Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, sob a vigilância de um soldado.
_Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou: "Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro, e assim fui entregue nas mãos dos romanos. Interrogado por eles no tribunal e, não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. É por isso que eu pedi para ver vocês e para lhes falar, pois estou carregando esta corrente justamente por causa da esperança de Israel."
Paulo morou dois anos numa casa alugada, vivendo às custas do seu próprio trabalho. Recebia a todos os que o procuravam, pregando o Reino de Deus.  Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Sl 10(11), 4-5.7
 Javé, porém, está no seu templo santo, 
Javé tem o seu trono no céu.
Seus olhos contemplam o mundo,
suas pupilas examinam os homens.
Javé examina o justo e o injusto,
ele odeia quem ama a violência;
Porque Javé é justo e ama a justiça,
e os corações retos contemplarão sua face.

Jo 21,20-25 
Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que estivera bem perto de Jesus durante a ceia e que havia perguntado: "Senhor, quem é que vai traí-lo?" Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai acontecer a ele?" Jesus respondeu: "Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso? Quanto a você, siga-me."
Então correu a notícia entre os irmãos de que aquele discípulo não iria morrer. Porém Jesus não disse que ele não ia morrer, mas disse: "Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso?"
_Este é o discípulo que deu testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 
Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.


Comentários

Postagens mais visitadas