Translate

Semana 6 da Páscoa Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

 Semana  6


Dia do Senhor
Sexto Domingo da  Páscoa 
 *22.05.2022*

At 15, 1-2.22-29
Chegaram alguns homens da Judeia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: "Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão salvar-se". Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.
_Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los com Paulo e Barnabé para Antioquia. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. Através deles enviaram a seguinte carta: "Nós, os apóstolos e os anciãos, irmãos de vocês, saudamos os irmãos que vêm do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. Ficamos sabendo que alguns dos nossos provocaram perturbações com palavras que transtornaram o espírito de vocês. Eles não foram enviados por nós. Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vocês, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, homens que arriscaram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente transmitirão a vocês a mesma mensagem. Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não impor sobre vocês nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: abster -se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das uniões ilegítimas. Vocês farão bem se evitarem essas coisas. Saudações!"

Sl 66(67), 2-3.5.6.8
Deus tenha piedade de nós e nos abençoe,
fazendo a sua face brilhar sobre nós,
para que na terra se conheça o teu caminho, 
e em todas as nações a tua salvação. 
Que as nações se alegrem e exultem,
porque julgas o mundo com justiça,
julgas os povos com retidão,
e governas as nações da terra.
Que os povos te celebrem, ó Deus.
Que todos os povos te celebrem.
Que Deus nos abençoe,
e todos os confins da terra o temerão!

Ap 21, 10-14.22-23
Um anjo levou-me em espírito até um grande e alto monte. E mostrou para mim a Cidade Santa, Jerusalém que descia do céu, de junto de Deus, com a glória de Deus. Seu esplendor é como de uma pedra preciosíssima, pedra de jaspe cristalino. Ela está cercada por alta e grossa muralha, com doze portas. Sobre as portas há doze Anjos. Cada porta tem um nome escrito: os nomes das doze tribos de Israel. São três portas no lado do oriente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas no lado do poente. A muralha da cidade tem doze pilares. E nos pilares está escrito o nome dos doze apóstolos do Cordeiro.
Não vi na Cidade nenhum Templo, pois o seu Templo é o Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. A Cidade não precisa do sol nem da lua para ficar iluminada, pois a glória de Deus a ilumina e sua lâmpada é o Cordeiro.

Jo 14, 23-29
Jesus disse: "Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não  me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse. 
_Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: 'Eu vou, mas voltarei para vocês'. Se vocês me amassem, ficariam alegres porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Eu lhes digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês acreditem".




Segunda *23.05.2022*
At 16, 11-15
Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentamo-nos e começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. Uma delas se chamava Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abrira o seu coração para que aderisse às palavras de Paulo. Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela nos convidou: "Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha casa." E nos forçou a aceitar.

Sl 149, 1-6a.9b
Aleluia!
Cantem para Javé um cântico novo novo!
Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel com o seu Criador.
os filhos de Sião festejem o seu Rei!
Louvem o seu nome com danças,
toquem para ele a cítara e tambor!
Sim! Porque Javé ama o seu povo,
e enfeita os pobres com vitória!
Que os fiéis festejem a glória dele,
e, em filas, cantem jubilosos.
Com exaltações  para Deus na garganta.
É uma honra para todos os seus fiéis! 
Aleluia!

Jo 15, 26-16,4a
O advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando ele vier, dará testemunho de mim. Vocês também darão testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo".
_"Eu disse tudo isso para que vocês não se acovardem. Expulsarão vocês das sinagogas. E vai chegar a hora em que alguém, ao matar vocês, pensará que está oferecendo um sacrifício a Deus. Eles farão assim, porque não conhecem o Pai nem a mim. Eu disse tudo isso para que, quando chegar a hora, vocês se lembrem do que eu disse".



Terça *24.05.2022*
At 16, 22-34
A multidão se amotinou contra Paulo e Silas, e os magistrados rasgaram as vestes deles e mandaram açoitá-los com varas. Depois de os açoitar bastante, os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Ao receber essa ordem, o carcereiro os levou para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 
À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Nós estamos todos aqui". Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. Conduzindo-os para fora, perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Paulo e Silas responderam: "Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa". Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. Na mesma hora da noite, o carcereiro os levou consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado junto com todos os seus. Depois, fez Paulo e Silas subir até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

Sl 137(138), 1-2abc-3.7c-8
Eu te agradeço, Javé, de todo o meu coração.
Na presença dos anjos eu canto para ti.
Eu me prosto em direção ao teu santuário,
e agradeço ao teu nome,
por teu amor e fidelidade,
pois a tua promessa supera a tua fama.
Quando eu gritei, tu me ouviste,
e aumentaste a força em minha alma.
Quando eu caminho entre perigos,  
tu me conservas a vida.
Estendes o braço contra a ira do meu inimigo,
e a tua direita me salva.
Javé fará tudo por mim.
Javé, o teu amor é para sempre!
Não abandones a obra de tuas mãos!


Jo 16, 5-11
Disse Jesus aos seus discípulos: "Agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei.
Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado".



Quarta *25.05.2022*

At 17,15.22-18,1
Os que acompanhavam Paulo o conduziram até Atenas. Depois, voltaram com ordens para que Silas e Timóteo fossem encontrá-lo o mais depressa possível.
De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: "Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: 'Ao Deus desconhecido'. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente aquele que eu lhes anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e  tudo o mais. De um só homem, ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: 'Somos da raça do próprio Deus'. Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou e creditou diante de todos, ressuscitando-o dos mortos". Quando ouviram falar de ressurreição dos mortos, alguns caçoavam e outros diziam: "Nós ouviremos você falar disso em outa ocasião." A essa altura, Paulo saiu do meio deles. Alguns, porém, se uniram a ele e abraçaram a fé. Entre esses estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles.
_A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.


Sl 148, 1-2.11-12abc-14abcd
Aleluia!
Louvem a Javé no céu,
louvem a Javé nas alturas.
Louvem a Javé, todos os anjos,
louvem a ele seus exércitos todos!
Reis da terra e povos todos,
príncipes e juízes da terra,
jovens e também as donzelas,
os velhos com as crianças!
Louvem o nome de Javé:
o único nome sublime!
A majestade dele está além da terra e do céu,
e ele reforça o vigor do seu povo!
Louvor de todos os seus fiéis,
dos filhos de Israel, 
seu povo íntimo.
Aleluia!


Jo 16, 12-15
Disse Jesus aos seus discípulos: "Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês".



Quinta *26.05.2022*
At 18, 1-8
_A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Encontrou aí um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabara de chegar da Itália com sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. E como eram da mesma profissão _ fabricantes de tendas, _ Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.
Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: "Vocês são responsáveis pelo que acontecer. Não tenho nada a ver com isso. De agora em diante, vou me dirigir aos pagãos". Então Paulo foi para a casa de um pagão adorador do Deus único, certo Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo. 

Sl 97(98), 1.2-3abcd-4
Cantem para Javé um cântico novo, 
pois ele fez maravilhas: 
sua direita e seu braço santo
lhe deram a vitória.
Javé fez conhecer sua vitória,
revelou sua justiça às nações.
Lembrou-se do seu amor e fidelidade 
em favor da casa de Israel. 
Os confins da terra contemplaram
a vitória do nosso Deus. 
Terra inteira, aclame a Javé,
e dê gritos de alegria!

Jo 16, 16-20
Disse Jesus aos seus discípulos: "Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver." Alguns discípulos comentaram: "O que ele quer dizer com isso: 'daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver'? E ainda: 'eu vou para o Pai'?" E diziam: "Que significa esse 'um pouco'? Não compreendemos o que ele quer dizer".
Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: "Vocês estão discutindo porque eu falei: 'Daqui a pouco vocês não me verão mais, porem, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver'? Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria.


Sexta *27.05.2022*
At 18, 9-18
Uma noite o Senhor em visão disse a Paulo: "Não tenha medo, continue a falar, não se cale, porque eu estou com você. Ninguém porá a mão em você para lhe fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence". Assim, Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando a Palavra de Deus. 
Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus se insurgiram em massa contra Paulo e o levaram diante do tribunal, dizendo: "Este homem  induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei". Paulo ia tomar a palavra, quando Galião respondeu aos judeus: "Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a queixa de vocês. Mas, como é questão de palavras, de nomes e da Lei de vocês, tratem disso vocês mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas". E Galião os mandou sair do tribunal.  Então, todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso.
_Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Depois, despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo raspou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.

Sl 46(47), 2-7
Povos todos, batam palmas,
aclamem a Deus com gritos de alegria!
Porque Javé Altíssimo é terrível,
é o grande rei sobre toda a terra.
Ele submete as nações ao nosso poder, 
e coloca os povos debaixo de nossos pés.
Escolheu para nós uma herança,
o orgulho de Jacó, seu amado.
Deus sobe por entre ovações,
Javé, ao toque da trombeta.
Toquem para o nosso Deus, toquem!
Toquem para o nosso Rei, toquem!

Jo 16, 20-23a
Disse Jesus aos seus discípulos: "Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, ela nem se lembra mais da aflição, porque fica alegre por ter posto um homem no mundo. Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês.  Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas".



Sábado *28.05.2022*
(manhã)

At 18, 23-28
Paulo permaneceu por algum tempo em Antioquia. Em seguida partiu de novo, pecorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 
_Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, instruído nas Escrituras. Fora instruído no Caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. Ele começou, então, a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila o tomaram consigo e, com mais precisão, lhe expulseram o Caminho de Deus. Como ele estava querendo passar pela Acaia, os irmãos o apoiaram e escreveram aos discípulos que o acolheram bem. Graças à iniciativa divina, a presença de Apolo foi muito útil aos fiéis.  De fato, ele rebatia vigorosamente aos judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

Sl 46(47), 2-3.8-10
Povos todos, batam palmas,
aclamem a Deus com gritos de alegria!
Porque Javé Altíssimo é terrível,
é o grande rei sobre toda a terra.
Porque Deus é o rei de toda a terra:
toquem com maestria!
Deus reina sobre as nações,
Deus se assenta em seu trono sagrado.
Os príncipes dos povos se aliam
com o povodo Deus de Abraão,
porque os grandes da terra pertencem a Deus,
e ele subiu ao lugar mais alto. 


Jo 16, 23b-28
Disse Jesus aos seus discípulos: "Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa".
_"Até agora falei para vocês através de comparações. Está chegando a hora em que não falarei mais através de comparações, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. Nesse dia vocês pedirão em meu nome e não será necessário que eu os recomende ao Pai, pois o próprio Pai ama vocês, porque vocês me amaram e acreditaram que eu saí de junto de Deus. Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai".


(tarde - liturgia dominical)



https://lugardoce-lugardoce.blogspot.com/2021/11/vida-nova-e-nao-remendos.html

Comentários

Postagens mais visitadas