Translate

Semana 3 da Páscoa Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

Semana  3

Dia do Senhor

Terceiro Domingo da  Páscoa 
 *1.05.2022*

At 5,27b-32.40b-41
Levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: "Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem!" Então Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. Mas Deus com a sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem."
Chamaram os apóstolos, mandaram
açoitá-los, proibiram que eles falassem em
nome de Jesus, e depois os soltaram. Os
apóstolos saíram do Conselho muito contentes 
por terem merecido sofrer insultos 
por causa do nome de Jesus.

Sl 29(30), 2.4-6.11-12a.13b
Eu te exalto, Javé, porque me livraste,
não deixaste que os inimigos  se rissem  de mim.
Javé, tiraste do túmulo a minha vida,
fizeste-me reviver dentre os que baixam à cova.
Toquem para Javé, fiéis seus,
celebrem  sua memória sagrada. 
Sua ira dura um momento, 
e seu favor pela vida inteira.
Pela tarde vem o pranto,
e pela manhã, gritos de alegria. 
Javé, escuta-me, e tem piedade de mim!
Sê meu socorro, Javé!" 
Transformaste  o meu luto em dança, 
Por isso, o meu ser canta para ti, e jamais se calará.
Javé, meu Deus, eu te louvarei para sempre.

Ap 5,11-14
Em minha visão, ouvi ainda o clamor de uma multidão de anjos em volta do trono, dos Seres vivos e dos Anciãos. Eram milhões e milhões e milhares de milhares, que proclamavam em alta voz:
"O Cordeiro imolado é digno  
de receber o poder, a riqueza, 
a sabedoria,
a força, a honra, a glória e o louvor."
Nessa hora, todas as criaturas do céu, 
da terra, debaixo da terra, e do mar, 
todos os seres vivos proclamaram: 
"O louvor, a honra, a glória e o poder
pertencem àquele que está sentado 
no trono e ao Cordeiro 
pelos séculos dos séculos."
"Os quatro Seres vivos diziam: "Amém!"
E os Anciãos se ajoelharam e adoraram.

Jo 21,1-19
Jesus apareceu aos discípulos na margem 
do mar de Tiberíades. E apareceu deste
modo: Estavam junto Simão Pedro, 
Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de  Zebedeu e outros dois 
discípulos de Jesus. Simão Pedro disse:
"Eu vou pescar." Eles disseram: "Nós também 
vamos." Saíram e entraram na barca.
Mas naquela noite não pescaram nada.
Quando amanheceu, Jesus estava na
margem. Mas os discípulos não sabiam
que era Jesus. Então Jesus disse: "Rapazes,
vocês têm alguma coisa para comer?"
Eles responderam: "Não." Então Jesus
falou: "Joguem a rede do lado direito da 
barca, e vocês acharão peixe." Eles jogaram 
a rede e não conseguiam puxá-la para
fora, de tanto peixe que pegaram.
Então o discípulo que Jesus amava disse 
a Pedro: "É o Senhor." Simão Pedro, ouvindo 
dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, 
pois estava nu, e pulou dentro d'água.
Os outros discípulos foram na barca, 
que estava a uns cem metros da margem.
Eles arrastavam a rede com os peixes.
Logo que pisaram em terra firme, viram
um peixe na brasa e pão.  Jesus disse:
"Tragam alguns peixes que vocês acabaram 
de pescar." Então Simão Pedro
subiu na barca e arrastou a rede para a praia. Estava cheia de cento e cinquenta e três peixes grandes. Apesar
de tantos peixes, a rede não arrebentou. 
Jesus disse para eles: "Vamos, comam."
Nenhum dos discípulos se atrevia
a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus se aproximou, 
tomou o pão e distribuiu para eles. Fez a mesma coisa com o peixe.
Essa foi a terceira vez que Jesus,
ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
_Depois de comerem, Jesus perguntou
a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você 
me ama mais do que estes outros?" 
Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu
te amo." Jesus disse: "Cuide dos meus cordeiros." Jesus perguntou de novo a Pedro: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo." Jesus disse: "Tome conta das minhas ovelhas." Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, você me ama?" Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: "Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo." Jesus disse: "Cuide das minhas ovelhas. Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando  você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir." Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus  acrescentou:"Siga-me."



Segunda *2.05.2022*

At 6, 8-15
Cheio de graça e poder, Estêvão fazia grandes prodígios e sinais entre o povo. No entanto, alguns membros da sinagoga dos Libertos, junto
com cirenenses e alexandrinos, e alguns da
Cilícia e da Ásia começaram a discutir com
Estêvão. Mas não conseguiam resistir à
sabedoria e ao Espírito com que Estêvão
falava. Então subornaram alguns indivíduos
que disseram: "Ouvimos este homem 
dizendo coisas blasfemas contra Moisés e 
contra Deus." Desse modo, incitaram o
povo e os anciãos. Os doutores da Lei prenderam 
Estêvão e o conduziram ao Sinédrio. 
Aí apresentaram falsas testemunhas que
diziam: "Este homem não pára de falar 
contra este lugar santo e contra a Lei.
De fato, nós o ouvimos afirmar que Jesus,  
o Nazareu, destruirá este lugar e subverterá
os costumes que Moisés nos transmitiu." 
Todos os que estavam sentados
no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre
Estêvão e viram o seu rosto como o rosto 
de um anjo.

Sl 118(119), 23-24.26-27.29-30
Os príncipes podem se reunir e falar contra mim,
o teu servo medita os teus estatutos.
Teus testemunhos são minhas delícias,
teus estatutos são meus conselheiros.
Eu enumero meus caminhos, tu me respondes:
ensina-me os teus estatutos.
Faze-me entender o caminho dos teus preceitos,
e eu meditarei sobre as tuas maravilhas. 
Afasta-me do caminho da mentira,
e dá-me a graça da tua vontade.
Eu escolhi o caminho da verdade,
e me conformo com as tuas normas.

Jo 6, 22-29
No dia seguinte, a multidão, que
tinha ficado do outro lado do mar, viu que
aí havia só uma barca. Viu também  que
Jesus não tinha subido na barca com os
discípulos e que eles tinham ido sozinhos. 
Então chegaram outras barcas de Tiberíades,
perto do lugar onde eles tinham comido
o pão, depois que o Senhor agradeceu 
a Deus. Quando a multidão viu que
nem Jesus  nem os discípulos estavam  aí,
as pessoas subiram nas barcas e foram
procurar Jesus em Cafarnaum.
Quando encontraram Jesus no outro 
lado do lago, perguntaram: "Rabi, quando 
chegaste aqui?" Jesus respondeu:
"Eu garanto a vocês: vocês estão me
procurando, não porque viram os sinais, mas
porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Não trabalhem pelo alimento que
se estraga; trabalhem pelo alimento que
dura para a vida eterna. É este alimento 
que o Filho do Homem dará a vocês, porque
é ele quem Deus Pai marcou com seu selo."

      Então eles perguntaram: "O que é
que devemos fazer para realizar as obras
de Deus?" Jesus respondeu: "A obra de
Deus é que vocês acreditem naquele que
ele enviou." 


Terça *3.05.2022*

1Cor 15, 1-8
Irmãos, lembro a vocês o Evangelho que lhes anunciei, que vocês receberam e no qual permanecem firmes. É pelo Evangelho que vocês serão salvos, contanto que o guardem do modo como eu lhes anunciei; do contrário, vocês terão acreditado em vão. Por primeiro,  eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez; a maioria deles ainda vive, e alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os apóstolos. Em último lugar apareceu a mim, que sou um aborto. 


Sl 18(19a), 2-5
O céu manifesta a glória de Deus, 
e o firmamento proclama a obra de suas mãos.
O dia passa a mensagem para outro dia,
a noite a sussurra para a outra noite.
Sem fala e sem palavras,
sem que a sua voz seja ouvida,
a toda a terra chega o seu eco,
aos confins do mundo a sua linguagem.

Jo 14, 6-14
Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram."
Filipe disse a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós." Jesus respondeu: "Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: 'Mostra-nos o Pai'? Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei."


Quarta *4.05.2022*
At 8, 1b-8
Naquele dia, desencadeou-se uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, fora os apóstolos, se espalharam pelas regiões da Judeia e da Samaria. Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e fizeram um grande luto por causa dele. Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para colocá-los na prisão. E aqueles que se dispersaram iam de um lugar para outro, anunciando a Palavra.
Filipe desceu a uma cidade da região de Samaria e aí começou a anunciar Cristo. As multidões seguiam com atenção tudo o que Filipe dizia, e todos em peso o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. Dando grandes gritos, os espíritos maus saíam de muitos endemoninhados. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. E a cidade se encheu de alegria. 


Sl 65(66), 1-3a.4-7a
Aclame a Deus, ó terra inteira,
toque em honra do seu nome, 
cante hinos à sua glória.
Digam a Deus: "Como são terríveis as tuas obras!
Que a terra toda se proste na tua presença!
Toquem em tua honra,
toquem para o teu nome.
Venham ver as obras de Deus,
seus atos terríveis em favor dos homens:
ele transformou o mar em terra firme,
e atravessaram o rio a pé enxuto. 
Exultemos de alegria com Deus, 
que governa com seu poder para sempre. 

Jo 6, 35-40
Jesus disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse: vocês me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e  nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."

Quinta *5.05.2022*
At 8, 26-40
Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: "Prepare-se e vá  para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto." Filipe levantou-se e foi. Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se desse carro e o acompanhe." Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: "Você entende o que está lendo?" O eunuco respondeu: "Como posso entender, se ninguém me explica?" Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.
A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: "Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava mudo e não abria a boca. Eles o humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos." Então o eunuco disse a Filipe: "Por favor, me explique: de quem o profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?" Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco. Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água.  Então o eunuco disse a Filipe: "Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?" Filipe lhe disse: "É possível, se você acredita de todo o coração." O eunuco respondeu: "Eu acredito que Jesus Cristo é o  Filho de Deus!" Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. E Filipe foi parar em Azoto; e, passando adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a Cesareia. 

Sl 65(66), 8-9.16-17.20
Povos, bendigam o nosso Deus,
façam ressoar o seu louvor.
É ele quem nos mantém vivos,
e não deixa nossos pés tropeçar.
Vocês todos que temem☆ a  Deus, venham escutar. 
Eu lhes contarei o que ele fez por mim.
Minha boca gritou para Deus,
e minha língua o exaltou . 
Bendito seja Deus,
que não rejeitou a minha súplica,
nem retirou de mim o seu amor.


Jo 6, 44-51
Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: 'Todos os homens serão instruídos por Deus', Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus. 
Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá." E Jesus continuou: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come desse pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida."


Sexta *6.05.2022*
At 9, 1-20
Saulo só  respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 
Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer." Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.
Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias respondeu: "Aqui estou, Senhor!" E o Senhor disse: "Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando e acaba de ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista." Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele fez aos fiéis em Jerusalém. E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome." Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel.  Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome." Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo." Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. Logo depois comeu e ficou forte como antes.
_Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

Sl 116(117), 1-2
Louvem a Javé, nações todas,
e o glorifiquem todos os povos!
Pois o seu amor por nós é  firme,
e sua fidelidade é para sempre!
Aleluia!

Jo 6, 52-59
As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: "Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?" Jesus respondeu: "Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue não terão a vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre."
Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. 


Sábado *7.05.2022*
(manhã)

At 9, 31-42
E a Igreja  vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e progredia no temor☆ do Senhor, e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 
_Pedro, que percorria todos os lugares, visitou também os fiéis que moravam em Lida. Aí encontrou um homem chamado Eneias, que estava paralítico e há oito anos jazia na cama. Pedro lhe disse: "Eneias, Jesus Cristo está curando você! Levante-se e arrume a sua cama!" Imediatamente Eneias se levantou. Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Ela praticava muitas obras boas e dava grandes esmolas. Nesses dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no piso superior da casa. Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro estava lá, mandaram dois homens com um recado: "Venham sem demora até nós!" Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, os presentes o levaram ao piso superior, onde as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, todas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. Pedro mandou que todas saíssem; em seguida se pôs de joelhos e rezou. Depois, voltou -se para o corpo e disse: "Tabita, levante-se!" Ela então abriu os olhos, viu Pedro e  sentou-se. Pedro lhe deu a mão e ajudou para ela se levantar. Depois chamou os fiéis e as viúvas, e apresentou-lhes Tabita viva. O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no Senhor.

Sl 115(116), 12-17
Como retribuirei a Javé 
todo o bem que ele me fez? 

(gratidão_acidente doméstico _livramento_dia de N.S de Fátima🙏🌻)

Erguerei o cálice da salvação,
invocando o nome de Javé.
Cumprirei meus votos a Javé,
na presença de todo o seu povo!
É valiosa aos olhos de Javé 
a morte dos seus fiéis.
Eu sou teu servo, Javé, 
teu servo e filho de tua serva.
Tu rompeste os meus grilhões.
Vou oferecer-te um sacrifício de louvor, 
invocando o nome de Javé.


Jo 6, 60-69
Depois que ouviram essas coisas, muitos discípulos de Jesus disseram: "Esse modo de  falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso? Jesus sabia que seus discípulos estavam criticando o que ele tinha dito. Então lhes perguntou: "Isso escandaliza vocês? Imaginem então se vocês virem o Filho do Homem subir para o lugar onde estava antes! O Espírito é que dá a vida, a carne não serve para nada. As palavras que eu disse a vocês são espírito e vida. Mas entre vocês há alguns que não acreditam." Jesus sabia desde o começo quais eram aqueles que não acreditavam e quem seria o traidor. E acrescentou: "É por isso que eu disse: 'Ninguém pode vir a mim, se isso não lhe é concedido pelo Pai'."
A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos Doze: "Vocês também querem ir embora?" Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus."

(tarde - liturgia dominical)

Comentários

Postagens mais visitadas