Translate

Semana 16 do T.Comum Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄🤝

 Tempo Comum - segunda parte


Semana 16♡
Dia do Senhor 
Domingo *17.07.2022*
Gn 18, 1-10a♡
_Javé apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. Levantando os olhos, Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostou por terra, dizendo: "Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. Vou trazer um pedaço de pão e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês". Eles responderam: "Está bem. Faça o que está dizendo".
Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: "Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande". Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam.
Depois eles perguntaram: "Onde está sua mulher Sara?" Abraão respondeu: "Está na tenda". O hóspede disse: "No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho".

Sl 14(15), 2-3a.3cd-4abc-5
Javé, quem pode hospedar-se em tua tenda
e habitar em teu monte santo?
_Quem age na integridade
e pratica a justiça;
quem fala sinceramente o que pensa
e não usa a língua para caluniar;
quem não prejudica seu próximo,
e não difama seu vizinho;
quem despreza o injusto,
e honra os que temem a Javé;
quem sustenta o que jurou,
mesmo com prejuízo seu;
quem não empresta dinheiro com juros,
nem aceita suborno contra o inocente. 
Quem age desse modo, jamais será abalado!

Cl 1, 24-28
_Agora eu me alegro de sofrer por vocês, pois vou completando em minha carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, o ministério escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este ministério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. E é esse Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos.

Lc 10, 38-42♡
_Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria,  sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!" O Senhor, porém, respondeu: "Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada."



Segunda *18.07.2022*
Mq 6, 1-4.6-8♡
_Escutem bem o que Javé fala: Levante-se! Abra um processo diante das montanhas, e que as colinas ouçam a sua voz. Escutem, montanhas, a acusação de Javé; prestem atenção, alicerces da terra: O processo de Javé é contra o seu povo; é contra Israel que ele apresenta a sua queixa: Meu povo, o que é que eu fiz contra você? Em que o maltratei? Responda-me! Pois eu tirei você da terra do Egito, o resgatei da casa da escravidão e mandei à sua frente Moisés, Aarão e Maria. 
_Como me apresentarei a Javé? Como é que eu vou me ajoelhar diante do Deus das alturas? Irei a ele com holocaustos, levando bezerros de um ano? Será que milhares de carneiros ou a oferta de rios de azeite agradarão a Javé? Ou devo sacrificar o meu filho mais velho para pagar os meus erros, sacrificar o fruto das minhas entranhas para cobrir o meu pecado?
Ó homem, já foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus.

Sl49(50), 5-6.8-9.16bc-17.21.23
Javé, o Deus dos deuses, fala:
"Reúnam junto a mim os meus fiéis, 
que selaram minha aliança com sacrifício!"
Que o céu proclame a sua justiça,
pois o próprio Deus vai julgar.
Não acuso você pelos seus sacrifícios,
porque seus holocaustos estão sempre diante de mim.
Porém, não vou tomar nenhum novilho de sua casa,
e nem mesmo um cabrito de seus currais;
Ao injusto, porém, Deus declara:
"De que adianta você recitar meus preceitos 
e ter sempre na boca a minha aliança,
se você detesta a disciplina 
e rejeita as minhas palavras?
Você se comporta assim, e eu devo me calar?
Você imagina que eu seja como você?
Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!"
Quem me oferece um sacrifício de confissão 
me glorifica;
e a quem segue o bom caminho,
eu mostrarei a salvação de Deus.


Mt 12, 38-42♡
_Então alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti." Jesus respondeu: "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará tres dias e três noites no seio da terra. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração, e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar.  E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra esta geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão."

Terça *19.07.2022*
Mq 7,14-15.18-20♡
_Com tua vara de pastor guia o teu povo, o rebanho que é tua propriedade, que está sozinho na floresta, no meio dos jardins. Faz com que eles possam pastar em Basã e Galaad, como nos tempos antigos. Como no dia em que nos tiraste do Egito, mostra-nos agora as tuas maravilhas. 
_Qual deus é igual a ti? Qual deus, como tu, tira o pecado e absolve a culpa do resto da tua herança? Qual deus que não guarda para sempre a sua ira e dá preferência ao amor?
Ele nos perdoará de novo: calcará a seus pés as nossas faltas e jogará no fundo do mar todos os nossos pecados.
Conservarás a fidelidade para com Jacó e o amor para com Abraão, conforme juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.


Sl 84(85), 2-8♡
Favoreceste, Javé, a tua terra,
restauraste os cativos de Jacó. 
Perdoaste a culpa do teu povo,
encobriste todo o seu pecado. 
Reprimiste o teu furor todo,
refreaste o ardor da tua ira.
Restaura-nos, ó Deus, salvador nosso,
renuncia ao teu rancor contra nós!
Ficarás irado conosco para sempre, 
prolongando de geração em geração a tua ira?
Não irás devolver a vida,
para que teu povo se alegre contigo?
Javé, mostra-nos o teu amor,
concede-nos a tua salvação.

Mt 12, 46-50♡
_Jesus ainda estava falando às multidões. Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse  a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo." Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."


Quarta *20.07.2022*
Jr 1, 1.4-10♡
_Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, no território de Benjamim. 
_Recebi a palavra de Javé que me dizia: "Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações". Mas eu respondi: "Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem". Javé, porém, me disse: "Não diga 'sou jovem', porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo _ oráculo de Javé".
Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: "Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar".

Sl 70(71), 1-4a.5-6ab.15ab.17♡
Javé, eu me abrigo em ti:
que eu nunca fique envergonhado!
Salva-me, por tua justiça! Liberta-me!
Inclina depressa o teu ouvido para mim!
Sejas tu a minha rocha de refúgio,
a fortaleza onde eu me salve,
pois o meu rochedo e fortaleza és tu!

Meu Deus, liberta-me da mão do injusto,

pois tu, Senhor, és a minha esperança 
e a minha confiança,
desde a minha juventude. 
Já no ventre materno eu me apoiava em ti,
e no seio materno tu me sustentavas.
Minha boca vai contar a tua justiça,
e o dia todo a tua salvação.
Ó Deus, tu me instruiste desde a minha juventude, 
e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.


Mt 13, 1-9♡
_Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. Quem tem ouvidos, ouça!"

Quinta *21.07.2022*
Jr 2, 1-3.7-8.12-13♡
_Javé me dirigiu a palavra: "Vá e grite aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz Javé: Eu me lembro do seu afeto de jovem, do seu amor de noiva, quando você me acompanhava pelo deserto, numa terra sem plantação. Israel era santo para Javé, era o primeiro fruto da sua colheita; aqueles que dele se alimentavam tornavam-se culpados, e a desgraça caía sobre eles" _ oráculo de Javé.
Depois, eu fiz vocês entrarem numa terra de pomares, para que comessem seus frutos. Mas vocês entraram e contaminaram a minha terra, transformaram minha herança em abominação.
Os sacerdotes não perguntaram: 'Onde está Javé?' Os doutores da Lei não me reconheceram, os pastores se rebelaram contra mim, os profetas profetizaram em nome de Baal, seguindo deuses que não servem para nada. 
Que o próprio céu fique admirado com uma coisa dessas, fique assustado e espantado _ oráculo de Javé _ pois o meu povo praticou dois crimes: abandonaram a mim, fonte de água viva, e cavaram para si poços, poços rachados, que não seguram a água. 

Sl 35(36), 6-7ab.8-11♡
Javé, o teu amor chega até o céu,
e a tua verdade chega até às nuvens.
Tua justiça é como as altas montanhas,
e teus julgamentos como o grande oceano.
Socorres a homens e animais.
Ó Deus, como é precioso o teu amor!
Os homens se abrigam
à sombra das tuas asas.
Fartam-se com a gordura da tua casa, 
e tu os embriagas com um rio de delícias.
Pois em ti se encontra a fonte da vida
e com a tua luz nós vemos a luz.
Conserva o teu amor pelos que te conhecem,
e a tua justiça para os corações retos. 


Mt 13, 10-17♡
_Os discípulos aproximaram-se, e perguntaram a Jesus: "Por que usas parábolas para falar com eles?" Jesus respondeu: "Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. Pois, a quem tem, será dado ainda mais, será dado em abundância; mas daquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu uso parábolas para falar com eles: assim eles olham e não veem, ouvem e não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre para eles a profecia de Isaías: 'É certo que vocês ouvirão, porém nada compreenderão. É certo que vocês enxergarão, porém nada verão. Porque o coração desse povo se tornou insensível. Eles são duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não podem ser curados'. Vocês, porém, são felizes, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem. Eu garanto a vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir."

Sexta *22.07.2022*🎂
Santa Maria Madalena 🙏🌄
Ct 3, 1-4a ou 2Cor 5, 14-17
Ct 3, 1-4a
Em meu leito, pela noite,
procurei o amado da minha alma.
Procurei e não encontrei!
Vou levantar-me,
vou rondar pela cidade, 
pelas ruas, pelas praças,
procurando o amado da minha alma...
Procurei e não encontrei!...
Encontraram-me os guardas 
que rondavam a cidade:
"Vocês viram o amado da minha alma?"
Passando por eles, contudo,
encontrei o amado da minha alma.

2Cor 5, 14-17
_O amor de Cristo é que nos impulsiona, quando consideramos que um só morreu por todos, e consequentemente todos morreram. Ora, Cristo morreu por todos, e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por isso, doravante não conhecemos mais ninguém pelas aparências. Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não o conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu.

Sl 62(63), 2-6.8-9
Ó Deus, tu és o meu Deuspor ti madrugo.
Minha alma tem sede de ti,
minha carne te deseja com ardor,
como terra seca, esgotada e sem água.
Sim, eu te contemplava no santuário,
vendo o teu poder e a tua glória.
Teu amor vale mais do que a vida:
meus lábios te louvarão.
Vou bendizer-te por toda a minha vida,
e ao teu nome levantar as minhas mãos. 
Vou saciar-me como de óleo e gordura,
e, com sorrisos, minha boca te louvará.
Pois tu foste um socorro para mim,
e, à sombra de tuas asas, eu grito de alegria.
Minha alma está ligada a ti,
e tua direita me sustenta.

Jo 20, 1-2.11-18♡
_No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: "Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram."
_Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: "Mulher, por que você está chorando?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram."
Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. E Jesus perguntou: "Mulher, porque você está chorando? Quem é que você está procurando?" Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse:"Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo." Então Jesus disse: "Maria." Ela virou-se e exclamou em hebraico: "Rabuni!" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: 'Subo para junto do meu Pai, que e Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.'" Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor." E contou o que Jesus tinha dito.

Sábado *23.07.2022*
Santa Brígida,  padroeira da Europa 🙏🇺🇦🌄
Jr 7, 1-11♡
_Palavra de Javé, que foi dirigida a Jeremias: "Coloque-se na porta do Templo e diga o seguinte: Escutem a palavra de Javé, vocês todos de Judá que entram por esta porta, a fim de adorar a Javé. Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Endireitem seus caminhos e sua maneira de agir, e eu morarei com vocês neste lugar. Não se iludam com palavras mentirosas, dizendo: 'Este é o  Templo de Javé!' Se vocês endireitarem seus caminhos e sua maneira de agir; se começarem a praticar o direito cada um com seu próximo; se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva; se não derramarem sangue inocente neste lugar e não correrem atrás dos deuses estrangeiros que lhes trazem a desgraça: então eu continuarei morando com vocês neste lugar, nesta terra que eu dei aos seus antepassados há muito tempo e para sempre. Vocês se iludem com palavras mentirosas que não trazem proveito nenhum. Não é assim? Roubar, matar, cometer adultério, julgar falso, queimar incenso a Baal, seguir deuses estrangeiros que vocês nunca conheceram... E depois vocês se apresentam diante de mim, neste Templo, onde o meu nome é invocado, e dizem: 'Estamos salvos!', para depois continuarem praticando essas abominações. Este Templo, onde o meu nome é invocado, será por acaso esconderijo de ladrões? Estejam atentos, porque eu estou vendo tudo isso _ oráculo de Javé.

Sl 83(84)
Como são desejáveis as tuas moradas,
Javé dos Exércitos!
Minha alma suspira e desfalece
pelos átrios de Javé.
Meu coração e minha carne
exultam pelo Deus vivo.
Até o pássaro encontrou uma casa, 
e a andorinha, um ninho,
Onde põe seus filhotes:
os teus altares, Javé dos Exércitos,
meu rei e meu Deus!
Felizes os que habitam em tua casa:
eles te louvam sem cessar.
Felizes os que encontram em ti a sua força 
ao preparar sua peregrinação: 
quando atravessam vales áridos,
eles os transformam em oásis,
como se a primeira chuva
os cobrisse de bênção.
Eles caminham de fortaleza em fortaleza
até verem Deus em Sião.
Javé, Deus dos Exércitos, ouve a minha súplica, 
dá ouvidos, ó Deus de Jacó.
Vê o nosso escudo, ó Deus,
olha a face do teu ungido. 
Sim, mais vale um dia em teus átrios,
do que milhares em minha casa.
Prefiro o umbral da casa de Deus 
do que habitar na tenda dos injustos.
Porque Javé é sol e escudo,
Deus concede graça e glória.
Javé não recusa nenhum bem
aos que andam na integridade.
Javé dos Exércitos, feliz o homem
que confia em ti!

Mt 13,24-30♡
_Jesus contou outra parábola à multidão: "O Reino do Céu é como um homem que semeou boa sememte no seu campo.  Uma noite, quando todos dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu, e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono, e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os empregados lhe perguntaram: 'Queres que arranquemos o joio?' O dono respondeu: 'Não. Pode acontecer que, arrancando o joio, vocês arranquem também o trigo. Deixem crescer um e outro até à colheita. E no tempo da colheita direi aos ceifadores: arranquem primeiro o joio, e o amarrem em feixes para ser queimado. Depois recolham o trigo no meu celeiro!' "

(tarde - liturgia dominical)

Comentários

Postagens mais visitadas