Translate

Semana 14 do T.Comum Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄

 Tempo Comum - segunda parte

Semana 14
Dia do Senhor 
Domingo *3.07.2022*
São Pedro e São Paulo 
At 12, 1-11♡
_Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, decidiu prender também Pedro. Eram os dias da festa dos pães sem fermento. Depois de o prender, colocou-o na prisão e o confiou à guarda de quatro grupos de quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentar Pedro ao povo logo depois da festa da Páscoa. Pedro estava vigiado na prisão, mas a oração fervorosa da Igreja subia continuamente até Deus, intercedendo em favor dele.
Herodes estava para apresentar Pedro. Nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados. Estava preso com duas correntes, e os guardas vigiavam a porta da prisão. De repente, apareceu o anjo do Senhor, e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: "Levante-se depressa." As correntes caíram das mãos de Pedro. E o anjo continuou: "Aperte o cinto e calce as sandálias." Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: "Ponha a capa e venha comigo." Pedro acompanhou o anjo, sem saber se era mesmo realidade o que o anjo estava fazendo, pois achava que tudo isso era uma visão. Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão se abriu sozinho. Eles saíram, entraram numa rua, e logo depois o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu queria me fazer."

Sl 33(34), 2-9♡
Vou bendizer a Javé o tempo todo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Eu me orgulho por causa de Javé:
que os pobres ouçam e fiquem alegres.
Repitam comigo: Javé é grande!
Juntos exaltemos o seu nome.
Consultei a Javé, ele me respondeu,
e me livrou de todos os temores.
Olhem para ele e ficarão felizes,
o rosto de vocês não ficará envergonhado.
Este pobre gritou, Javé ouviu,
e o salvou de todos os apertos.
O anjo de Javé acampa
ao redor dos que o temem☆, e os liberta.
Provem e vejam como Javé é bom:
feliz o homem que nele se abriga.
2 Tm 4, 6-8.17-18♡
_Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.
Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém!

Mt 16, 13-19♡
_Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas." Então Jesus perguntou-lhes: "E vocês, quem dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo." Jesus disse: "Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu."



Segunda *4.07.2022*
Os 2, 16.17b-18.21-22♡
_Agora, sou eu que vou seduzi-la, vou levá-la ao deserto e conquistar seu coração. Aí ela vai me responder como nos dias de sua mocidade, como no dia em que saiu da terra do Egito. Nesse dia _ oráculo de Javé _ você me chamará "Meu marido" e não mais "Meu ídolo". Eu me casarei com você para sempre, me casarei com você na justiça e no direito, no amor e na ternura. Eu me casarei com você na fidelidade e você conhecerá Javé. 

Sl 144(145), 2-9♡
Vou te bendizer todos os dias
e louvar o teu nome para sempre e eternamente.
Grande é Javé! Ele merece todo o louvor. 
É incalculável a sua grandeza.
Uma geração apregoa tuas obras para a outra,
proclamando as tuas façanhas.
Tua fama é esplendor de glória:
eu cantarei o relato das tuas maravilhas.
Falarão do poder dos teus terrores,
e eu cantarei a tua grandeza.
Difundirão a lembrança da tua bondade imensa,
e aclamarão a tua justiça.
Javé é piedade e compaixão,
lento para a cólera e cheio de amor.
Javé é bom para todos,
compassivo com todas as suas obras.

Mt 9, 18-26♡
_Enquanto Jesus dizia essas coisas para eles, um chefe se aproximou, ajoelhou-se diante de Jesus, e disse: "Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua mão sobre ela, e ela viverá." Jesus levantou-se e o seguiu, junto com seus discípulos.
Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e tocou a barra da roupa de Jesus, porque pensava: "Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada." Jesus virou-se, e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! Sua fé curou você." E, desde esse momento, a mulher ficou curada.
Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e uma multidão fazendo barulho. Então disse: "Retirem-se, porque a menina não morreu. Ela está apenas dormindo." As pessoas começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, e tomou a menina pela mão. Então a menina se levantou. E essa notícia espalhou-se por toda aquela região. 

Terça *5.07.2022*
Os 8, 4-7.11-13
Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição. Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel?
Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços. Semeiam ventos, colherão tempestade; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer. 
Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviam. Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha. Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão a Javé. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o Egito. 

Sl 113B (115), 3-7ab-8-10♡
O nosso Deus está no céu,
e faz tudo o que deseja.
Os ídolos deles são prata e ouro,
obras de mãos humanas:
têm boca e não falam,
têm olhos e não veem;
têm nariz e não cheiram;
tem mãos e não tocam,
têm pés e não andam
Aqueles que os fazem ficam como eles,
todos aqueles que neles confiam!
A casa de Israel confia em Javé:
ele é seu auxílio e seu escudo!
A casa de Aarão confia em Javé:
ele é seu auxílio e seu escudo!


Mt 9, 32-38♡
Quando já tinham saído os dois cegos, levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas, e diziam: "Nunca se viu uma coisa assim em Israel." Mas os fariseus diziam: "É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios."
_Jesus pecorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita."

Quarta *6.07.2022*
Os 10, 1-3.7-8.12
_Israel era uma parreira exuberante que produzia uvas com fartura. Quanto mais frutos produzia, mais multiplicava seus altares; quanto mais rico se tornava o país, mais enriqueciam os monumentos pagãos. O coração deles está dividido. Mas, agora, eles vão pagar: o próprio Deus derrubará seus altares e arrasará seus monumentos pagãos. Então eles vão dizer: "Nós não temos um rei, porque não tememos a Javé. Mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?" Samaria desaparece com seu rei, como graveto arrastado pela água. Serão destruídos os lugares altos da idolatria, o pecado de Israel. Espinhos e mato crescerão sobre seus altares. Então eles gritarão às montanhas: "Cubram-nos"; e às colinas: "Caiam sobre nós".
Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor. Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar a Javé, até que ele venha e faça chover sobre vocês a justiça.

Sl 104(105), 2-7♡
Celebrem a Javé 
Cantem para ele, ao som de instrumentos,
recitem suas maravilhas todas!
Gloriem-se do seu nome santo,
alegre-se o coração dos que buscam Javé!
Procurem Javé e sua força,
busquem sempre a sua face.
Recordem as maravilhas que ele fez,
os prodígios e as sentenças de sua boca.
Descendência de Abraão, seu servo,
filhos de Jacó, seu escolhido!
O nosso Deus é Javé,
ele governa a terra inteira.

Mt 10, 1-7♡
_Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. São estes os nomes dos Doze Apóstolos: primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
_Jesus enviou os Doze com estas recomendações: "Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: 'O Reino do Céu está próximo' ".

Quinta *7.07.2022*
Os 11, 1-4.8c-9♡
_Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; e no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos. E não há dúvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles. Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles. 
O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim. Não me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de você, e não um inimigo devastador.

Sl 79(80), 2ac e 3b.15-16♡
Pastor de Israel, da ouvidos,
tu que te assentas sobre os querubins, resplandece
Desperta o teu poder e vem socorrer-nos.
Volta atrás, ó Deus dos exércitos!
Olha do céu e vê!
Vem visitar tua vinha,
a muda que a tua direita plantou,
e que tornaste vigorosa.

Mt 10, 7-15♡
_Jesus disse aos Doze: Vão e anunciem: 'O Reino do Céu está próximo'. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento.
Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na cada, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês. Se alguém não os receber bem, e não escutar a palavra de vocês, ao sair dessa casa e dessa cidade, sacudam a poeira dos pés. Eu garanto a vocês: no dia do julgamento as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor do que essa cidade."

Sexta *8.07.2022*

Obrigada Pe. Julio...



Os 14, 2-10♡
_Israel, converta-se para Javé, seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa. Preparem as palavras e convertam-se a Javé. Digam-lhe: "Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e te ofereceremos o fruto de nossos lábios. Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em ti, só junto de ti, que o órfão encontra compaixão".
Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles. Serei como o orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano. Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oliveira e seu perfume será como do cedro do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano. Efraim, que tenho eu ainda a ver com os ídolos? Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você, é de mim que ele nasce.
_Quem é sábio, entenda essas coisas; quem é inteligente que as compreenda, porque os caminhos de Javé são retos; os justos caminham por eles e os maus neles tropeçam.

Sl 50(51), 3-4.8-9.12-14 e 17
Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! 
Por tua grande compaixão, apaga a minha culpa!
Lava-me da minha injustiça 
e purifica-me do meu pecado!
Tu amas o coração sincero,
e, no íntimo, me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com o hissopo, e eu ficarei puro.
Lava-me, e eu ficarei mais branco do que a neve.
Ó Deus, cria em mim um coração puro,
e renova no meu peito um espírito firme.
Não me rejeites para longe da tua face,
não retires de mim teu santo espírito.
Devolve-me o júbilo da tua salvação,
e que um espírito generoso me sustente.
Senhor, abre os meus lábios,
e minha boca anunciará o teu louvor.

Mt 10, 16-23♡
_Jesus disse aos Doze: 
_"Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles. Vocês vão ser levados diante de governadores e reis, por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações. Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. 
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vocês serão odiados de todos, por causa do meu nome. Mas, aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Eu garanto que vocês não acabarão de pecorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. 

Sábado *9.07.2022*
(manhã)
Is 6, 1-8♡
_No ano que morreu o rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. Eles clamavam uns para os outros: "Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra". Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo se encheu de fumaça. Então eu disse: "Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos".
Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: "Veja, isto aqui tocou seus lábios: sua culpa foi removida, seu pecado foi perdoado".
Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: "Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?" Eu respondi: "Aqui estou. Envia-me!

Sl 92(93), 1ab.1c-2.5
Javé é Rei, vestido de majestade,
Javé está vestido e envolto em poder:
o mundo está firme e jamais tremerá.
Teu trono está firme desde a origem, 
e desde sempre tu existes.
Teus testemunhos são firmes de fato,
a santidade é o adorno de tua casa,
Por dias sem fim, ó Javé!
 
Mt 10, 24-33
_Jesus disse aos Doze: 
"O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo basta ser como o seu mestre, e para o servo ser como o seu senhor. Se chamaram de Belzebu o dono da casa, quanto mais os que são da casa dele!"
_"Não tenham medo deles, pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido. O que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Pelo contrário, tenham medo☆ daquele que pode arruinar a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu."
(tarde - liturgia dominical)


Comentários

Postagens mais visitadas