Translate

Semana 2 da Páscoa Ano C 🙏🇺🇦🙏🌄


 Semana  2



Dia do Senhor 
Segundo Domingo de Páscoa 
Domingo  da Misericórdia 
 *24.04.2022*




Segunda *25.04.2022*
S. Marcos *ver*


    


Terça *26.04.2022*
At 4, 32-37*
Sl 92(93), 1-2.5**
Jo 3,7b-15***
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles...
Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos; depois, ele era distribuído a cada um conforme a sua necessidade...*

Javé é Rei, vestido de majestade,
Javé está vestido e envolto em poder:
o mundo está firme e jamais tremerá.
Teu trono está firme desde a origem, 
e desde sempre tu existes.
Teus testemunhos são firmes de fato,
a santidade é o adorno de tua casa,
Por dias sem fim, ó Javé!** 

 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna. ***

Quarta *27.04.2022*
At 5,17-26*
Sl 33(34), 2-9**
Jo 3, 16-21***
...Durante a noite, porém, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: "Vão ao Templo e lá continuem a anunciar ao povo toda a mensagem da vida." Eles obedeceram...
..."Os homens que vocês colocaram na prisão estão no Templo ensinando o povo!" Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras. *


Salmo de Davi (quando se fingiu de louco diante de Abimelec)
Vou bendizer a Javé o tempo todo, 
seu louvor estará sempre em minha boca.
Eu me orgulho por causa de Javé:
que os pobres ouçam e fiquem alegres.
Repitam comigo: Javé é grande!
Juntos exaltemos o seu nome.
Consultei a Javé, ele me respondeu,
e me livrou de todos os temores.
Olhem para ele e ficarão felizes,
o rosto de vocês não ficará envergonhado.
Este pobre gritou, Javé ouviu,
e o salvou de todos os apertos.
O anjo de Javé acampa
ao redor dos que o temem, e os liberta.
Provem e vejam como Javé é bom:
feliz o homem que nele se abriga. **

Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.   
O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 
Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer."***

Quinta *28.04.2022*
At 5, 27-33
Levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: "Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem!" Então Pedro e os outros apóstolos responderam:"É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. Mas Deus com a sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem." Enfurecidos por essas palavras, os conselheiros estavam decididos a matar os apóstolos.


Sl 33(34), 2.9.17-20
Vou bendizer a Javé o tempo todo, 
seu louvor estará sempre em minha boca.
Provem e vejam como Javé é bom:
feliz o homem que nele se abriga.
Javé enfrenta os malfeitores 
e apaga da terra a lembrança deles.
Os justos gritam, Javé escuta,
e os liberta de todos os apertos. 
Javé está perto dos corações feridos, 
e salva os que estão desanimados.
O justo sofre muitas desgraças,
mas de todas elas Javé o liberta; 


Jo 3, 31-36
"Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, dá testemunho daquilo  que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho.  E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. 
De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele." 


Sexta *29.04.2022*
1Jo 1,5-2,2
Esta é a mensagem que dele ouvimos e que agora lhes anunciamos: Deus é luz e nele não há trevas. Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não colocamos em prática a Verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado.
Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça. Se dizemos que nunca pecamos, estaremos afirmando que Deus é mentiroso, e a sua palavra não estará em nós. 
Meus filhinhos, eu lhes escrevo tais coisas para que vocês não pequem. Entretanto, se alguém pecou, temos um advogado junto do Pai: Jesus Cristo, o justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados; e não só os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.  

 
Sl 102(103), 1-4.8-9.13-14.17-18a
Bendiga a Javé, ó minha alma, 
e todo o meu ser ao seu nome santo! 
Bendiga a Javé, ó minha alma,
e não esqueça nenhum dos seus benefícios.
Ele perdoa suas culpas todas, 
e cura todos os seus males.
Ele redime da cova a sua vida, 
e a coroa de amor e compaixão. 
Javé é compaixão e piedade,
lento para a cólera e cheio de amor.
Ele não vai disputar perpetuamente, 
e seu rancor não dura para sempre.
Como um pai é compassivo com seus filhos,
Javé é compassivo com aqueles que o temem:
Porque ele conhece a nossa estrutura,
ele se lembra do pó que somos nós.
Mas o amor de Javé existe desde sempre,
e para sempre existirá para aqueles que o temem.
Sua justiça é para os filhos dos filhos, 
para os que observam a sua aliança 

Mt 11, 25-30
Naquele tempo, Jesus disse:"Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,  porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai, entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.
Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque minha carga é suave e o meu fardo é leve."

Sábado *30.04.2022*
(manhã)
At 6, 1-7
Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. Então os Doze convocaram uma assembleia geral dos discípulos, e disseram: "Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra." A proposta agradou a toda a assembleia, Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. Todos estes foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram  as mãos sobre eles.
Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um grande número de sacerdotes judeus obedecia a fé cristã.

Sl 32(33), 1-2.4-5.18-19
Exultem em Javé, ó justos!
Aos retos convém o louvor.
Celebrem a Javé com cítara, 
toquem para ele a harpa de dez cordas.
Pois a palavra de Javé é reta,
e sua obra toda é verdade. 
Ele ama a justiça e o direito 
e o amor de Javé enche a terra.
Javé cuida daqueles que temem,
daqueles que esperam por seu amor,
para livrar da morte a vida deles,
e no tempo da fome fazê-los viver.  


Jo 6, 16-21
Ao cair da tarde, os discípulos de Jesus desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já era noite, e Jesus ainda não tinha ido ao encontro deles. Soprava vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. Então ficaram com medo, mas Jesus disse:"Sou eu. Não tenham medo." Eles quiseram recolher Jesus na barca, mas nesse instante a barca chegou à margem para onde estavam indo.

(tarde - liturgia dominical)

https://lugardoce-lugardoce.blogspot.com/2021/11/vida-nova-e-nao-remendos.html

Comentários

Postagens mais visitadas